Preocupação com desindustrialização nacional

09/02/2012

O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, tem se preocupado bastante com a desindustrialização nacional de peças na produção de eletrodomésticos da linha branca, que já está gerando desemprego.

Segundo Neto, o incentivo à produção do setor e a redução do IPI foram ótimas medidas. No entanto, faltaram travas na importação, o que acarreta resultados bastante negativos, inclusive o aumento do desemprego dos profissionais dessa categoria. "Precisamos reverter a situação o mais rápido possível, já que as consequências são trágicas para toda a economia local", completa o presidente da ACISC.

Pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revela que nos últimos dez anos, a importação de peças cresceu 658,6%, enquanto que as vendas de eletrodomésticos aumentaram 63,1%. E este incremento nas vendas se deveu, principalmente, a incentivos federais, como a redução do IPI sobre os eletrodomésticos.