ACISC

Certificado Digital

 

ACISC realiza Palestra "Como diminuir a inadimplência"

 
24/10/2011
 

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) promoveu na última quinta-feira (20), para empresários e seus respectivos colaboradores, a Palestra "Como diminuir a inadimplência", visando capacitar os profissionais para as vendas de final de ano.

O evento foi ministrado pela consultora Náthali Mello, que abordou os motivos que acarretam a inadimplência e como ela pode ser medida: "Dificuldades financeiras, ausência de reserva para despesas extras, Desemprego, falta de controle nos gastos, compras para terceiros, atraso de salário, comprometimento de renda com outras despesas, redução de renda, doenças e má fé são as principais causas para a inadimplência. Ela pode ser medida através da sazonalidade, do número de prestações em atraso e do valor médio dessas prestações", enumerou.

De acordo com Náthali Mello, para diminuir esse grave problema é fundamental tomar alguns cuidados, como solicitar apresentação de RG, CPF, comprovante de renda e residência; confirmar os dados do cliente; consultar o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito); atualizar sempre os dados cadastrais; trabalhar com cartões de crédito e débito e verificar o tempo de abertura da conta. "Ser mais rigoroso na concessão de financiamentos, parcelamentos e aceitação de cheques nos períodos de aumento de vendas; encurtar prazos de pagamentos e identificar o grau de comprometimento da renda do consumidor e de seus pagamentos passados também são ações importantes para minimizar os riscos de inadimplência", alertou.

Outro ponto importante da palestra foi referente ao SCPC, mantido com exclusividade no município pela ACISC. "São mais de 150 milhões de informações, com abrangência nacional. Também é importante destacar que esse banco de dados é constituído por várias fontes, dentre elas, comércio, indústria, prestadoras de serviços, instituições financeiras, cartórios de protestos, tribunal de justiça e Departamento Nacional de Trânsito. ‏Com tal abrangência, o SCPC tornou-se uma ferramenta imprescindível para o empresário na tomada de decisão sobre vendas a crédito a pessoas físicas e jurídicas", concluiu a consultora.

Mais informações sobre o SCPC podem ser obtidas pelo telefone: (16) 3362 1910.


Náthali Mello fala sobre os motivos que acarretam a inadimplência e como ela pode ser medida


Certificado Digital

 

Portal Educação