R$ 1 trilhão no Impostômetro - ACISC participa de ato

14/09/2011

Vários diretores da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) se reuniram ontem (13), por volta das 11h30, no Palácio do Comércio Miguel Damha, para a mobilização ao ato realizado simultaneamente entre todas as associações comerciais do estado, ocasião em que o Impostômetro alcançou a marca de R$ 1 trilhão.

Segundo o presidente da ACISC, Alfredo Maffei Neto, esse ato público era totalmente apartidário e visava apenas chamar a atenção da população sobre a expressiva arrecadação de impostos dos três níveis de governo. "É importante ressaltar que esse R$ 1 trilhão foi pago em impostos federais, estaduais e municipais, por todos os brasileiros, desde 1º de janeiro deste ano. Em 2008 o impostômetro atingiu R$ 1 trilhão pela primeira vez, em 13 de dezembro. Em 2009 esse valor foi alcançado em 6 de dezembro. Em 2010, em 18 de outubro e este ano foi antecipado em 35 dias na comparação com o ano passado", compara.

Neto explica que a ação está sendo feita pela primeira vez, visando exatamente despertar nos cidadãos  a consciência de que todos são pagadores de impostos e, por isso, têm o direito de exigir do Estado a contrapartida em serviços públicos de qualidade. "O novo Portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) entrará no ar hoje, totalmente interativo e com a linguagem de um portal de notícias", encerra.

O Impostômetro foi inaugurado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) em 20 de abril de 2005 e sua gestão técnica é resultado de uma parceria com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). O novo portal possui várias imagens, informações e infográficos, facilitando o entendimento dos cidadãos. Uma calculadora, chamada Tirano Tax, vai calcular o quanto cada cidadão, individualmente, paga em impostos no dia a dia. Uma outra calculadora, chamada Tribuloso, vai mostrar quantos dias por ano as pessoas têm de trabalhar para pagar seus impostos. Uma terceira ferramenta, batizada de Infotário, consiste numa coluna que mostrará curiosidades sobre a tributação de forma clara e descomplicada.

Um hotsite dará início oficial ao Movimento Hora de Agir (www.horadeagir.com.br), local em que qualquer pessoa poderá expressar com textos e vídeos a sua opinião em relação à carga tributária brasileira. Neste espaço, as pessoas poderão mandar e-mails diretamente para os deputados federais com questionamentos, reclamações, sugestões ou elogios, principalmente sobre o PL 1472/2007. O Movimento Hora de Agir nasce da indignação com o excesso de impostos que se paga no Brasil e tem como objetivo engajar as pessoas de todos os segmentos sociais.

Diretores da ACISC se reúnem pouco antes do Impostômetro marcar R$ 1 trilhão