Impostômetro chega a R$ 800 bilhões nesta sexta-feira

20/07/2011

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chega à marca de R$ 800 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais nesta sexta-feira, dia 22, por volta das 13 horas.

Os números do Impostômetro vêm crescendo a cada ano. Em 2010, esse mesmo valor de R$ 800 bilhões foi atingido exatamente um mês depois, em 22 de agosto; em 2009 o valor chegou no dia 08 de outubro e em 2008, o valor chegou em 07 de outubro.

Este ano, em comparação com 2010, os R$ 800 bilhões chegarão com 30 dias de antecedência.

Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, o fato de o Impostômetro atingir a marca de R$ 800 bilhões da receita de tributos um mês antes do que no ano passado não surpreende.

"Em todos os meses deste ano a arrecadação de impostos do governo federal bateu recordes, e os dados do semestre divulgados pela Receita Federal mostram crescimento real de 12,7%, com um aumento de R$ 77,068 bilhões sobre 2010; é de se lamentar que um incremento tão expressivo da arrecadação fiscal não esteja sendo utilizado para a eliminação do déficit público ou para a realização de investimentos indispensáveis", diz Amato.

Segundo o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a previsão do Instituto é de que a arrecadação em 2011 chegue a R$1,4 trilhão, cerca de R$ 200 bilhões a mais do que no ano passado. "Em tudo o que fazemos, desde o momento em que acordamos, estamos pagando impostos. O sistema tributário brasileiro está excessivamente moldado para tributar o consumo. Nos países desenvolvidos, ocorre o inverso, tributa-se menos o consumo e mais a renda e o patrimônio", afirma.

"A carga tributária nada mais é do que o preço que se paga pelo serviço público e se no Brasil paga-se muito, o contribuinte deve exigir um serviço de qualidade". Amaral diz que se os governos são ineficientes nas áreas de saúde, educação e segurança pública, a alternativa é que haja uma melhora na qualidade do serviço ou a diminuição da carga tributária brasileira.

Serviço:

Data: 22 de julho de 2011

Horário: por volta das 13 horas

Local: ACSP (Associação Comercial de São Paulo)

Endereço: Rua Boa Vista, 51 - Centro - São Paulo/SP