ACISC

Certificado Digital

 

1ª Semana do Bebê lança programação oficial

 
19/05/2011
 

De 13 a 18 de junho, São Carlos realizará a 1ª Semana do Bebê, evento que pretende sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância.

Promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio das Secretarias de Infância e Juventude, Saúde e Educação, em parceria com empresas e entidades, a Semana do Bebê terá como objetivo levar informações à sociedade sobre as fases do desenvolvimento infantil e assim, sensibilizar a sociedade para essa fase de formação pessoal da criança.

Para a realização da Semana, a equipe organizadora preparou uma programação oficial, que foi lançada nesta terça-feira (17) com a presença do prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama, Cidinha Duarte, dos secretários de Infância e Juventude, Roberto Menezes, Educação, Lourdes Moraes, e os dirigentes das empresas e entidades colaboradoras.

Durante o evento, também foi anunciado a criação de um revista que será veiculada 15 dias antes da realização da Semana no Bebê, na qual constará toda a programação da semana, artigos, dicas para gestantes e para o bebê.

Segundo o secretário de Infância e Juventude "foi dado um grande passo para a vitória dos nossos bebês em busca de um futuro melhor", destacou Menezes.

A abertura da Semana dos Bebês acontecerá no próximo dia 13 na Praça do Mercado, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, trazida pela EPTV e a OHL, para festejar uma festa da família.

Na terça-feira (14) haverá o início das atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúdes da Família (USF), onde está programado para acontecer palestras, atendimentos, bate-papo e serviços voltados à primeira infância. Ainda na terça-feira, todos os 42 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) ministrarão atividades, discussões e brincadeiras para os responsáveis pelos alunos para enfatizar sobre os cuidados com a primeira infância.

Logo na quarta-feira (15) de manhã, todas as CEMEIS em horários alternados, realizarão atividades envolvendo pais, crianças e funcionários, contemplando a decoração especial, distribuindo folhetos educativos, piquenique, rodas de conversa, dança e teatro. Já no período da tarde, será realizado o Encontro de Gestante e Familiares de Bebês, das 14h às 17h, no Centro da Juventude Elaine Viviani, e a Oficina de Shantala, às 15h, na Unidade de Saúde da Família do Cruzeiro do Sul.

Na quinta-feira (16) de manhã acontecerá o Seminário "Primeira Infância: Os Desafios do Desenvolvimento Integral/Integrado", às 8h, no Paço Municipal, e a tarde a Oficina de Customização de bolsas, com bate-papo sobre as fases do desenvolvimento infantil, das 8h às 11h, no Sesi-Cedrinho (inscrições pelo telefone 3368 7133). A tarde acontecerá uma palestra para orientar os pais e funcionários sobre saúde bucal dos bebês, das 17h às 18h, com local a ser definido.


Roberto Menezes fala sobre a diversidade de ações planejadas

No dia 17, sexta-feira, será o curso de "Alimentação saudável para crianças", das 9h às 11h, no SESI/Cedrinho (inscrições 3373-32-22).

No último dia (18), será realizada a passeata de bebês a partir das 9h30, na Praça Santa Cruz, com caminhada até a Praça do Mercado, onde haverá a festa da família com brinquedotecas e atividades artísticas para encerrar a 1ª Semana do Bebê. As 500 primeiras famílias que chegarem ao local, acompanhados de crianças com menos de três anos, ganharão diversos brindes.

Para o prefeito Oswaldo Barba, essa Semana irá se aliar a todos os esforços que a Prefeitura vem realizando para a educação infantil no município. "Sabemos sobre a importância da educação na primeira infância e estamos investindo e trabalhando bastante na educação de 0 a 3 anos, pois sabemos que a criança terá um crescimento muito melhor ao longo do tempo", declara Barba.

Sobre o mapa de vagas na educação infantil, Barba ressaltou que "São Carlos, atualmente, possui todas as crianças de 4 a 5 anos na escola e que em breve, será um dos poucos municípios a ter todas as crianças de 0 a 3 anos. Isso será beneficiado com a construção de 10 escolas na cidade que estamos fazendo".

Parceiros

A 1ª Semana do Bebê é uma realização da Prefeitura com UFSCar, ACISC, SESI, SESC, SENAC, Rotary Clube, UNIMED, EPTV, UNICEP, CMDCA e Obras Sociais Francisco Thiessen, e patrocinada pela Faber-Catell, EPTV, OHL, Athenas Paulista, Fraldário Bebê Sequinho, Colégio Cecília Meireles, Essencial Nutrição, Centro de Educação Infantil Criança Arteira, Docelândia, Malu Calçados, Coleginho Passatempo e Associação mulheres Unimed, Centro de recreação Mundinho Nosso e Loja Japonesa.

Certificado Digital

 

Portal Educação