ACISC

Certificado Digital

 

São Carlos realiza a 1ª Semana do Bebê em junho

 
08/04/2011
 

Com a intenção de sensibilizar a sociedade para a importância da primeira infância, a Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Infância e Juventude, Saúde e Educação, em parceria com entidades locais, realizarão entre os dias 13 e 19 de junho a 1ª Semana do Bebê na cidade.

O evento foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira, no auditório da Associação Comercial de São Carlos (ACISC). Reuniu diversos empresários e a imprensa de São Carlos.

Além de estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos com os bebês, a 1ª Semana do Bebê terá como objetivo levar informações para a sociedade sobre as fases do desenvolvimento infantil, promover a participação e adesão da comunidade com ações de promoção da qualidade de vida da criança nos primeiros anos de vida, e assim, sensibilizar a sociedade para essa fase de formação pessoal da criança.

Para isso serão realizadas, durante toda semana do evento, atividades e serviços como palestras, seminários, oficinas, brinquedotecas, atividades culturais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Famílias (USFs), concursos e premiações.

Como encerramento da semana, será promovida uma passeada de bebês pela cidade. Acompanhados das mães, os bebês irão se concentrar em uma praça pública e se deslocar por algumas quadras numa forma de reivindicar seus direitos, e alertar para a necessidade de serem sempre bem cuidados por toda a população.

Durante a apresentação à imprensa, o secretário de Infância e Juventude da Prefeitura, Roberto Menezes, ressaltou a importância da primeira infância no desenvolvimento do indivíduo. "A criança que recebe os estímulos adequados terá um melhor desempenho escolar, profissional e equilíbrio emocional. Foi por isso que pensamos em realizar um evento como este no município, para sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados dos bebês durante a primeira infância", declara Menezes.

Ainda pensando sobre o bem-estar dos bebês, 400 profissionais da educação, saúde e assistência social foram capacitados pela secretarias realizadoras da Semana do Bebê no ano passado. Estes terão por responsabilidade fazer uma reedição dos conhecimentos adquiridos e levar para outros profissionais e pessoas envolvidas no projeto, tendo como resultado o desenvolvimento individual e na própria sociedade.

A programação oficial da 1ª Semana do Bebê de São Carlos será divulgada no próximo dia 30.


Roberto Menezes ressalta a importância da primeira infância no desenvolvimento do indivíduo

Certificado Digital

 

Portal Educação