ACISC emite cerca de 130 certificados digitais em um mês

03/03/2011

Durante o mês de fevereiro, a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), em parceria com a FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e a Empresa Certisign, emitiu aproximadamente 130 certificados digitais para comerciantes, industriais e profissionais de vários outros segmentos.

De acordo com o presidente da ACISC, Alfredo Maffei Neto, o serviço foi implantado em abril de 2009 e tem sido cada vez mais procurado, especialmente pelos empresários sãocarlenses, haja visto que com essa ferramenta são permitidas as mais variadas transações eletrônicas, com total integridade, autenticidade e confidencialidade das mesmas. "A cada mês, verificamos um aumento significativo na procura por esses documentos: em dezembro do ano passado, por exemplo, foram emitidos 81 certificados" comparou.

Segundo Neto, esse fato é extremamente positivo e vai ao encontro da principal meta da instituição, ou seja, oferecer cada vez mais benefícios aos sócios e demais empreendedores da cidade. "Atribuímos tal aumento às vantagens oferecidas pela ferramenta, que garante confiabilidade no ambiente virtual e pode ser utilizada como assinatura de próprio punho", justificou.

Por fim, Alfredo Maffei Neto explicou que ao adquirir o e-CNPJ, por exemplo, o empresário pode emitir notas fiscais eletrônicas; assinar contratos digitais; consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal; emitir certidões; verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on line do Diário Oficial da União; entre outros benefícios. "Já com o e-CPF, é possível declarar Imposto de Renda via internet; consultar e atualizar o cadastro de contribuinte Pessoa Física e resolver pendências com a Receita Federal", concluiu o presidente da ACISC.

Os interessados em adquirir um certificado digital devem acessar o site www.acisc.com.br, onde há um link com informações e valores de cada modelo, incluindo os descontos para associados. Após escolher o item que atende às suas necessidades, a pessoa faz um cadastro no próprio site, que gera um boleto bancário. Depois de efetuar o pagamento, é feito o agendamento on line para a validação presencial, que consiste-se na apresentação dos documentos à profissional da FACESP. O produto é disponibilizado imediatamente.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (16) 3362 1900.

Saiba mais sobre a Certificação Digital

O Certificado Digital é um arquivo digital desenvolvido para identificar a assinatura de seu usuário nas operações realizadas via internet. Alguns aplicativos de software utilizam esse arquivo para comprovar sua identidade à outra pessoa ou outro computador.

Ele foi criado devido à necessidade de otimizar processos. Dessa forma, a ferramenta gera aumento em produtividade, diminuição de processos burocráticos e mais segurança em autenticação e transações via web. Foi constatado também que com a certificação digital, há uma diminuição significativa nos custos operacionais.

Há diversas outras vantagens na certificação digital. Hoje, praticamente todos os órgãos públicos já estão utilizando sistemas com este serviço, pois a segurança contra fraudes e a rapidez na autenticidade evita processos demorados e burocráticos.