Curso sobre matemática financeira capacita associados

22/02/2011

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) realiza até quinta-feira (24), na sede da entidade, o Curso sobre "Matemática Financeira", voltado a empresários e funcionários de estabelecimentos comerciais.

Divididas em quatro módulos, as aulas estão sendo ministradas por Rogéria Kapp Cardoso, profissional formada em Estatística pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e professora do Centro de Aprendizagem e Aperfeiçoamento FAQ. Dentre os temas abordados estão: Porcentagens; Conceitos sobre Juros Simples e Juros Compostos; Caderneta de Poupança; Títulos de Capitalização; Fluxo de Caixa e Amortização de Empréstimos.

De acordo com Rogéria Cardoso, o principal objetivo do curso é habilitar os participantes no desenvolvimento de cálculos básicos do valor do dinheiro ao longo do tempo, em operações comerciais como acréscimos, descontos, taxa de lucro sobre preço de custo e preço de venda e variação percentual, bem como em operações financeiras, como por exemplo, desconto de títulos de créditos, financiamentos e investimentos. "Para isso, utilizamos aulas expositivas e interativas, além de exercícios práticos", enumera.

Para a professora, o assunto em questão é de fundamental importância, pois o processo financeiro está presente no dia-a-dia de todas as pessoas, desde a compra até a venda de produtos e serviços. "Um cálculo mal feito no processo de negociação, seja com fornecedor ou vendedor/cliente pode resultar em prejuízo para a empresa. As pessoas envolvidas nesse processo devem estar antenadas no mercado e saber calcular um preço de custo, preço de venda, o desconto que poderá ser dado ao cliente, qual a taxa de juros que deverá ser aplicada no caso de venda parcelada e também quanto o caixa deverá cobrar de juros por atraso de uma dívida. Neste curso, os participantes estão desenvolvendo tais habilidades", conclui Rogéria Kapp Cardoso.

Aulas abordam taxas de juros, títulos de capitalização e financiamentos