Certificados digitais são emitidos na ACISC

21/12/2010

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) informa aos empresários de São Carlos e toda a região que disponibiliza um posto de atendimento para emissões de certificados digitais, cujo objetivo é garantir segurança em mensagens e transações via internet.

Segundo o presidente da ACISC, José Eduardo Casemiro, o serviço é oferecido através de parceria com a Empresa Certisign, o PROGERECS (Programa de Geração de Receitas e Serviços), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e a FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). "Oferecemos mais esse benefício por sabermos de sua utilidade e necessidade, para profissionais dos mais variados segmentos", destaca.

Casemiro explica que ao adquirir o e-CNPJ, por exemplo, o empresário pode emitir notas fiscais eletrônicas; assinar contratos digitais; consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal; emitir certidões; fazer o Redarf; verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on line do Diário Oficial da União; entre outros benefícios. "Já com o e-CPF, é possível declarar Imposto de Renda via internet; consultar e atualizar o cadastro de contribuinte Pessoa Física; resolver pendências com a Receita Federal; recuperar informações sobre o histórico de declarações; assinar contratos digitais e verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on line do Diário Oficial da União", exemplifica.

Por fim, Casemiro afirma que os interessados devem acessar o site www.acisc.com.br, onde há um link com informações e valores de cada modelo, incluindo os descontos para associados. "Após escolher o item que atende às suas necessidades, a pessoa faz um cadastro no próprio site, que gera um boleto bancário. Depois de efetuar o pagamento, ela acessa o site www.certisign.com.br, onde é feito o agendamento on line para efetuar a validação presencial. Essa consiste-se na apresentação dos documentos à profissional da FACESP. O produto é disponibilizado na hora", finaliza o presidente da ACISC.

Definição - O Certificado Digital é um arquivo digital desenvolvido para identificar a assinatura de seu usuário nas operações realizadas via internet. Alguns aplicativos de software utilizam esse arquivo para comprovar sua identidade à outra pessoa ou outro computador. Hoje, praticamente todos os órgãos públicos já estão utilizando sistemas com este serviço, pois a segurança contra fraudes e a rapidez na autenticidade evita processos demorados e burocráticos.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (16) 3362 1900.

Profissionais da Saúde tem até fevereiro para providenciarem o certificado digital

Por meio da Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União, médicos, clínicas médicas e prestadores de serviço na área da saúde tem até 28 de fevereiro de 2011 para entregar, junto com suas respectivas declarações de Imposto de Renda, a DMED (Declaração dos Médicos) com certificado digital.

A DMED consiste em informar os valores cobrados por consulta ou serviço médico prestado, junto com o nome e CPF do paciente ou responsável. Dessa forma, não será mais o usuário que apresentará os comprovantes de despesas médicas à Receita Federal.

O objetivo da medida é combater a sonegação e, principalmente, diminuir a quantidade de declarações de IR que ficam retidas todo ano na malha fina da Receita, por conta de irregularidades. Segundo dados da própria Receita, 12% do total de declarações que caem na malha fina são relacionadas a despesas médicas suspeitas.