Apresentação - Sinfônica Heliópolis e Coral da Gente

15/12/2010

Este é o primeiro ano em que o evento é realizado no interior; São Carlos é a 11ª cidade a contar com os jovens músicos do Instituto Baccarelli, que se apresentam na Catedral de São Carlos Borromeu

Chega na sexta-feira à noite a São Carlos o Natal Iluminado 2010, com apresentação aberta ao público da Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente, mantidos pelo Instituto Baccarelli. O concerto natalino será realizado na Catedral de São Carlos Borromeu.

O Natal Iluminado 2010, projeto da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em parceria com as prefeituras, passará neste ano por 14 cidades do interior paulista. É a primeira vez que o Natal Iluminado percorre o Estado - até então as apresentações eram realizadas somente na capital.

Composta por 75 músicos, sob regência do maestro Edilson Ventureli, a Sinfônica Heliópolis é o grupo artístico de excelência do Instituto e retorna de uma bem-sucedida turnê europeia. Ao seu lado estará o Coral da Gente, formado por 892 músicos (dos quais cerca de 40 estarão presentes) que integram o programa de canto coral do Instituto. Os integrantes da orquestra e do coral têm entre seis e 26 anos.

"Com a expansão do Natal Iluminado para outras cidades, incentivamos a participação assídua do interior na difusão da cultura e da música de excelência. Isso por meio do Instituto Baccarelli, que é referência no Brasil e no mundo pelo seu mais alto nível", afirma o presidente da Facesp, Alencar Burti.

As apresentações do Natal Iluminado 2010 serão realizadas, em sua grande parte, dentro das principais igrejas de cada cidade, que estão sendo especialmente iluminadas e decoradas para o evento.

Após o concerto - que tem duração aproximada de uma hora - o público assistirá a projeções nas fachadas externas do local, com animações de temas natalinos e efeitos especiais.

Segundo o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, "São Carlos se orgulha de ser uma das 14 cidades escolhidas para receber uma atração tão importante como esta. A Prefeitura já desenvolve uma parceria com a Associação Comercial que permite deixar a cidade mais bonita e iluminada, além de promover o comércio local com o sorteio de prêmio nesta época. Com a iniciativa da FACESP em trazer para o interior a Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente, o Natal de São Carlos ficará marcado na memória de todos nós".

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), José Eduardo Casemiro, a apresentação irá abrilhantar ainda mais a data no município. "Neste ano, estamos promovendo a Campanha Natal Iluminado, que sorteará 3 Gols 0 Km, 5 Motos 0 Km, 5 Notebooks e 5 TV´s de LCD, a maior premiação já vista em São Carlos e toda a região. Além disso, nossos corredores comerciais estão com Iluminação Especial, um presente da ACISC, com apoio da Prefeitura Municipal. Nada melhor que a apresentação da Sinfônica Heliópolis para coroar uma programação histórica como essa", afirma Casemiro.

O projeto

O Natal Iluminado 2010 consiste em apresentações de canções populares de Natal e com temas conhecidos da música clássica. Começou em 2006, por iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na cidade de São Paulo, com apresentação da Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente nas escadarias do Teatro Municipal, que recebeu iluminação e decoração especiais para o evento.

Neste ano, a novidade é que o Natal Iluminado vai passar de 22 de novembro a 22 de dezembro pelas seguintes cidades: Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Taubaté, Jundiaí, Campinas, Piracicaba, São Bernardo do Campo, Mogi Guaçu, Araraquara, São Carlos, Itapetininga, Sorocaba e Santos.

O projeto, organizado pelo Guaimbé Bureau de Cultura, conta, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Telefônica, patrocínio da Volkswagen e apoio do Bradesco e Cielo.

"A Telefônica, que já conecta as pessoas ao longo do ano, agora se aproxima da população iluminando alguns dos principais cartões postais do interior de São Paulo. Os paulistas merecem ser presenteados", afirma Lylian Brandão, diretora de marketing da empresa.

Instituto Baccarelli

É uma associação civil sem fins lucrativos, que tem por missão oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e a oportunidade de profissionalização, com foco em crianças e jovens.

Localizada na comunidade de Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, a entidade gerencia os programas: Coral da Gente, de iniciação e aperfeiçoamento em canto coral com técnicas de expressão cênica; Orquestra do Amanhã, de iniciação e aprimoramento em estudo de instrumentos e Sinfônica Heliópolis, de prática orquestral.

Hoje são atendidas cerca de 1,1 mil crianças e jovens a partir de seis anos. Conta com 20 corais e quatro orquestras, sendo uma delas a Sinfônica Heliópolis, que acaba de retornar de uma turnê pela Europa, com apresentações aclamadas na Alemanha, Holanda e Inglaterra. Jovens que iniciaram no Instituto Baccarelli, hoje estudam em Israel, Alemanha e já compõem as principais orquestras profissionais do Brasil.

Em paralelo, desde o mês de outubro de 2010, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o Instituto oferece aulas de ensino musical em seis escolas da rede pública para outras mil crianças.

Facesp

A Facesp foi fundada em 16 de setembro de 1963 para promover a união das "forças vivas" concentradas no empresariado paulista, por meio das Associações Comerciais existentes em cada cidade. Naquela ocasião, o Estado de São Paulo contava com 96 entidades. Hoje, elas somam mais de 400.