ACISC comemora Dia da Micro e Pequena Empresa

05/10/2010

Nesta terça-feira (05), quando foi comemorado em todo o país o Dia da Micro e Pequena Empresa, a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) parabenizou todos os representantes da categoria, enfatizando sua importância para a economia local.

Segundo José Eduardo Casemiro, presidente da ACISC, é extremamente importante uma data que enalteça o trabalho de todos os micro e pequenos empresários, que lutam diariamente para oferecer produtos e serviços de qualidade a seus clientes. "Fico extremamente orgulhoso em acompanhar a nítida evolução desse setor. Certamente, temos muitos motivos para comemorar", opinou.

Casemiro explicou que atualmente, São Carlos contabiliza mais de 6 mil estabelecimentos comerciais, que empregam aproximadamente 10 mil profissionais, números que demonstram o potencial do comércio, alavancado pelas indústrias, universidades e centros de pesquisa existentes. "Para defender, amparar, orientar, instruir e coligar a categoria, o município conta com a ACISC, que em 2011 completará 80 anos. Em permanente processo de evolução, a entidade possui hoje aproximadamente 1500 associados, que tem à disposição uma série de benefícios, tais como, consultas para análise de crédito; setor de cobrança; cursos, palestras e treinamentos; banco de currículos; site de notícias; consultoria jurídica; cooperativa de crédito e campanhas promocionais", enumerou.

Em seguida, Alfredo Maffei Neto, diretor de patrimônio da ACISC, falou sobre o perfil do micro e pequeno empresário, que é extremamente batalhador, proativo, criativo, inovador e perseverante. "Sinto muito orgulho em fazer parte da ACISC há tantos anos, pois ela representa indivíduos que detém uma forma especial de se dedicar às atividades de organização, administração e execução de um empreendimento. Defendemos os interesses de pessoas que transformam conhecimentos e bens em novos produtos, mercadorias ou serviços. Parabéns aos micro e pequenos empresários", finalizou Neto Maffei.

Por fim, Marcos Martinelli, ex- presidente da ACISC e atual secretário municipal de Ciência e Tecnologia, também fez questão de enfatizar a importância da data e mencionar as políticas públicas voltadas aos micro e pequenos empresários do município. "Entre várias ações, podemos destacar a regulamentação da Lei Geral da MPE; os cursos de capacitação para proprietários e funcionários desses estabelecimentos; a preferência nas compras públicas; os investimentos na infra estrutura dos distritos industriais; os benefícios garantidos em lei; a desburocratização através dos serviços no Portal da Prefeitura; a Requalificação Urbana e a Melhoria na Segurança Pública", encerrou Martinelli.

Histórico - A data que celebra os pequenos negócios surgiu em 1999, quando foi sancionado o então Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno, a Lei 9.841 de 5 de outubro de 1999, regulamentada pelo Decreto 3.474 de 19 de maio de 2000.

Anos mais tarde, uma mudança no curso da política brasileira transformou a história das micro empresas do país, abrindo espaço para uma nova conquista: a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Sancionada em 2006 e já em vigor, a lei criou o Simples Nacional para reduzir a carga tributária e simplificar processos, além de mecanismos que asseguraram o acesso ao crédito, a inovação tecnológica e as compras governamentais.