Exportar para Crescer - Inovação e Competitividade

23/09/2010

Ocorrerá na próxima quinta-feira (23), das 8h30 às 17h30, no Hotel Anacã, o "Exportar para Crescer - Inovação Tecnológica e Competitividade", um evento que visa aproximar o micro e pequeno empresário dos negócios de exportação, através da transmissão de informações, do esclarecimento de dúvidas e do contato com parceiros importantes.

A ação está sendo desenvolvida por meio de parceria entre diversas instituições, entre elas, ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Prefeitura Municipal, FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), SEBRAE - SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

De acordo com o presidente da ACISC, José Eduardo Casemiro, a programação incluirá seminário, encontro de negócios e despachos executivos, com entidades e empresas que atuam no comércio internacional. "Será uma excalente oportunidade para a geração de negócios, não apenas de exportação, mas de importação. Também é importante ressaltar que em São Carlos, o evento terá o viés da inovação tecnológica, considerando o potencial diferenciado de nossas empresas", justifica.

Segundo o coordenador do Projeto Exporta, São Paulo, José Cândido Senna, o estado exporta cerca de US$ 45 bilhões por ano e São Carlos responde por US$ 300 milhões exportados, tendo capacidade de aumentar esses valores. "O incremento da base de exportações é buscado por meio da inclusão do pequeno e médio produtor nesse índice de exportações", avalia.

Senna explica que atualmente, São Carlos exporta 21% da sua capacidade produtiva e importa cerca de 40%. "O câmbio favorece a empresa a adquirir insumos, o que é interessante. No entanto, devemos concentrar esforços para o aumento da porcentagem de exportações", conclui José Cândido Senna.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, afirma que o município possui importantes empresas de base tecnológica, que agregam valor às exportações. "Atualmente, São Carlos conta com aproximadamente 73 empresas que exportam seus produtos, sejam de pequenos ou grandes volumes. Certamente, esse seminário vai despertar o interesse em outras empresas que podem agregar valor ao seu produto em função das exportações", encerra.

Fábio Bonassi, gerente regional do SEBRAE - SP, destaca que o Exportar para Crescer servirá como um canal para captar os empresários que possuem bom produtos e são competitivos, mas que ainda veem a exportação como um mito. "Hoje, a economia está aquecida para vários segmentos. Precisamos mostrar isso para a categoria", finaliza Bonassi.

Confira a programação completa do evento no site www.acisc.com.br.