Evento debaterá Exportação e Inovação Tecnológica

03/09/2010

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) reuniu - na manhã de quinta-feira (02) - autoridades, empresários e jornalistas, com o intuito de apresentar informações sobre o Evento "Exportar para Crescer - Inovação Tecnológica e Competitividade", que ocorrerá no dia 23 de setembro (quinta-feira), das 8h30 às 17h30, no Hotel Anacã.

Na reunião, compareceram José Cândido Senna, coordenador do Projeto Exporta, São Paulo; José Eduardo Casemiro, presidente da ACISC; Alfredo Maffei Neto, diretor de patrimônio da ACISC; Marcos Martinelli, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia; Fábio Bonassi, gerente regional do SEBRAE - SP; José Roberto Monteiro, gestor executivo do CIESP, entre outros.

Autoridades destacam os principais objetivos do evento

Durante a abertura do evento, José Eduardo Casemiro explicou que o principal objetivo da iniciativa é aproximar o micro e pequeno empresário dos negócios de exportação, transmitindo-lhe informações, esclarecendo dúvidas e colocando-o em contato com parceiros importantes. "Trata-se de uma parceria entre ACISC, Prefeitura e FACESP, que é a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. A programação irá abranger seminário, encontro de negócios e despachos executivos, com entidades e empresas que atuam no comércio internacional", resumiu.

Em seguida, Marcos Martinelli salientou a importância da iniciativa: "Sem dúvida, será uma ótima oportunidade para a geração de negócios, não apenas de exportação, mas de importação. E é importante ressaltar que em São Carlos, o evento terá o viés da inovação tecnológica, considerando o potencial diferenciado de nossas empresas", afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia.

Fábio Bonassi, por sua vez, destacou que o Exportar para Crescer servirá como um canal para captar os empresários que possuem bom produtos e são competitivos, mas que ainda veem a exportação como um mito. "Hoje, a economia está aquecida para vários segmentos. Precisamos mostrar isso para a categoria", concluiu.

De acordo com José Senna, o seminário tem como principais objetivos divulgar ações para o fomento do comércio exterior do estado, apresentar os trabalhos do Projeto Exporta, São Paulo e discutir opções de racionalização da logística e das operações financeiras de exportadores de pequeno porte. "Um dos diferenciais do Exportar para Crescer é a existência de uma programação de atividades subsequentes aos eventos, cabendo destacar a adequação técnica de produtos a consumidores estrangeiros: uma vez definido o mercado alvo, será realizada uma análise do produto visando sua adequação para o atendimento a normas técnicas e outras exigências do mercado externo", disse.

Senna explicou ainda que os encontros de negócios aproximam aqueles produtores aos chamados traders, representantes de comerciais exportadoras e outros prestadores de serviços de comércio internacional, com o intuito de agilizar as vendas ao exterior e reduzir custos de prospecção de negócios e de acesso a mercados externos. "Já os despachos executivos destinam-se a aproximar exportadores e produtores, com potencial de vendas ao exterior, a representantes de entidades e empresas com forte representatividade em determinadas fases do processo de exportação", finalizou o coordenador do Exporta, São Paulo.

Mais informações: (16) 3362 1900.