Circuito de Negócios aborda liderança em São Carlos

29/07/2010

Encontro empresarial recebeu 370 inscritos para conhecer conceitos sobre liderança. Participação do público foi efetiva para o sucesso do evento.

O salão do Café Tropical em São Carlos ficou completamente lotado no dia 22 de julho para receber a programação do Circuito de Negócios do SEBRAE - SP ER Centro Paulista. O tema apresentado pela gerente regional do SEBRAE - SP Alto Tietê, Ana Maria Magni Coelho, palestrante no encontro, foi "Liderar o seu negócio é fundamental".

Funcionária do SEBRAE - SP há mais de dez anos e a frente do Escritório Regional do Alto Tietê há quatro, Ana Maria trabalhou conceitos sobre liderança com abordagens sobre os diferentes papéis dentro de uma empresa, os conflitos gerados e a comunicação entre lideres e liderados. Segundo ela, o líder dentro de uma empresa não é necessariamente o proprietário do negócio. "O líder é todo aquele a quem foi dada alguma responsabilidade, independentemente do cargo que possua", explica.

Para estimular os participantes, a palestrante questionou posturas, desenvolveu conceitos e esclareceu o fato de que um líder deve ter claro o fato de que trabalha com pessoas de comportamentos diferentes e que, por isso, deve adotar formas claras de comunicação de ajudem no desempenho das equipes. "O processo de feedback, ou seja, a comunicação entre os membros de uma equipe ainda sofre pela existência do medo entre liderados e lideres em dizer o que tem que ser dito para corrigir ou até mesmo reconhecer comportamentos e atitudes", afirma.

Com a moderação da também funcionária do SEBRAE - SP Cibele Costa Gripe, o público de mais de 370 inscritos participou ativamente da segunda parte do circuito contando experiências como lideres, dificuldades com lideranças e até mesmo fazendo questionamentos sobre como adotar novas posturas para tornar-se um líder.

Foi o caso do Sérgio Luiz Stefanelli, proprietário de uma loja de materiais de construção há 12 anos, que vê na qualidade do atendimento ao cliente o caminho para obter bons resultados para sua empresa. "Eu repasso para meus funcionários que esse é o nosso diferencial, mas não tenho certeza de que esse é o caminho", pondera. Porém, a moderadora do encontro ressalta que se existem bons resultados é sinal de que esse diferencial tem sido desenvolvido pelos funcionários da empresa de Stefanelli.

A adoção de um bom relacionamento com os funcionários é algo que também foi ressaltado pelo empresário Eduardo Ventura, que trabalha com uma empresa do setor automotivo. "A gente sofre para ser líder, mas eu tenho um perfil que favorece bastante porque eu sempre pergunto para as pessoas que trabalham comigo, como irão fazer aquele serviço, independentemente de terem pouco ou muito tempo de empresa, e assim eu valorizo o trabalho realizado por eles", conta.

Já o empresário Tobias Filho afirmou que ser líder é saber lidar com pessoas. "A cada dia me surpreendo porque as pessoas são muito diferentes e esse é um grande desafio", finaliza.

Ana Maria Magni Coelho fala sobre comunicação entre líderes e liderados

Foto - Rafael Cautella