MPE´s - Curso aborda fornecimento a órgãos públicos

28/06/2010

Ocorreu na Sede do SEBRAE - SP, nos dias 22 e 23 de junho, dois cursos para os micro e pequenos empresários de São Carlos e que abordaram as compras públicas, via pregão eletrônico. O objetivo do evento era capacitar os empresários para que eles possam participar de licitações de órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal.

A iniciativa foi realizada através de parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, de Fazenda, do Trabalho, Emprego e Renda; SEBRAE-SP, ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e Conselho Municipal da Micro e Pequena Empresa.

Na ocasião, mais de 50 pessoas de 30 empresas da cidade puderam se capacitar com os palestrantes André Luís dos Santos, chefe de Divisão de Apoio a Procedimento Licitatório da Prefeitura, e Paulo Roberto Chiossi, gerente de contas de Pessoa Jurídica do Banco do Brasil.

Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Ethel Chiari, o curso nasceu, principalmente, da ação do Conselho Municipal da Micro e Pequena Empresa que discute políticas e ações voltadas ao fortalecimento da micro e pequena empresa. "O objetivo é que o curso seja realizado regularmente. Essa primeira turma possibilitou conhecer melhor o público alvo para aperfeiçoamento das próximas turmas", disse Ethel.

A regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas, aprovada em 2006, possibilitou que as instituições públicas pudessem comprar das pequenas empresas. O curso realizado pela Prefeitura pretende levar informação ao empresário sobre legislação e o funcionamento de mecanismos de compra, como por exemplo, o pregão eletrônico.