ProJovem: São Carlos oferece 1,5 mil vagas em cursos

07/04/2010

Os jovens sãocarlenses já podem se inscrever para uma das 1.500 vagas do ProJovem Trabalhador, que oferecerá um total de 28 cursos, dentre eles, arquivista, dançarino, maquiador, fotógrafo, cozinheiro e organizador de eventos.

Além de estudar e se profissionalizar, o aluno receberá lanche, transporte e uma bolsa de R$ 100,00.

As inscrições devem ser feitas no Balcão de Empregos, localizado na Rua Major José Inácio, 1.986, próximo à Avenida São Carlos.

A novidade foi anunciada pelo prefeito Oswaldo Barba, na manhã desta segunda-feira (05). Para viabilizar os cursos, o governo federal vai investir R$ 2,3 milhões, via Ministério do Trabalho e Emprego.

Podem se inscrever jovens desempregados entre 18 e 29 anos, com escolaridade até o Ensino Médio e com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa da família.

Outra novidade do programa é a descentralização das aulas, que acontecerão em diversos pontos da cidade: dependências dos CRAS, Escolas do Futuro e Centro da Juventude.

A carga horária será de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional, durante 6 meses.

O objetivo é que 30% dos jovens participantes sejam incluídos no mercado formal de trabalho. "Por isso, a parceria com a ACISC, CIESP e os sindicatos é fundamental", ressalta o prefeito Oswaldo Barba.

"Os cursos visam proporcionar também cidadania aos nossos jovens, tanto que no programa constam 100 horas de qualificação social, ou seja, os alunos terão aulas importantes que terão reflexo por toda sua vida", explicou o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues.

Cursos:

Administração:

a) Arquivista/arquivador

b) Almoxarife

c) Auxiliar de escritório/administrativo

d) Contínuo/office-boy/Office-girl

Arte e Cultura:

a) DJ/MC

b) Assistente de coreografia

c) Dançarino tradicional e popular

d) Assistente de produção

Beleza e Estética: