Curso - Sucessão Empresarial e Novas Formas de Gestão

07/04/2010

Professor - Elton Eustáquio Casagrande - Dr. do Departamento de Economia da Unesp

Dia 08/04/10 - das 19h30 às 22h30

Bloco I - 60 minutos

História de Empresas: Como contar a "incontável" história de como chegamos até aqui? A firma do fundador, a continuidade os riscos da empresa familiar

A sucessão e seus determinantes

As fases da sucessão e reorganização administrativa

Reorganização administrativa quando o problema da sucessão não existe

Mudanças de hábitos, de cultura e de foco na empresa

Bloco II - 40 minutos

O que é a firma e como é estudada na teoria econômica?

2.1 Incerteza, imprevisibilidade segundo o direito administrativo e a mediação: a nova arquitetura da gestão financeira.

2.2 Decisão de investimento: quais os elementos, instrumentos e ações a considerar?

Bloco II A - 50 minutos

2.3 Práticas para o desenvolvimento de competências dentro da empresa: aspectos relevantes para a tomada de decisão e aprendizado frente às situações cruciais (só as cruciais?) com a equipe de trabalho.

2.4 O que e como transmitimos?

2.5 Sucessão e a compreensão da empresa em sua totalidade

Dia 09/04/10 - das 19h30 às 22h30

Bloco I - 40 minutos

1. Informações Contábeis - a história de empresas através do tempo.

1.1 Indicadores Econômico-financeiros: situações passadas e incerteza futura. Exemplos e ilustrações.

Bloco II - 40 minutos

Governança. O que é e como praticá-la em empresas de capital fechado ou de quotas limitadas? Indicadores de governança.

A importância da estratégia empresarial e a ótica da governança.

Relatórios empresariais e o desenvolvimento de competências - uma abordagem prática. Análise Financeira: onde chegamos com as nossas decisões?

Bloco II A - 60 minutos

Empresa e Valor - o valor da transmissão das experiências: estratégias competitivas, relatórios financeiros e os recursos humanos como diferenciais entre as firmas. Como preservar a atividade familiar? Oportunidades de investimento e a preparação para as novas fases: como identifica-las?

Bloco III

Visita nas empresas de acordo com a agenda definida com os participantes.

Inscrições:

1) Para os dois dias de curso exclusivamente: R$ 120,00. Vagas limitadas.

2) Para os dois dias de curso e mais visita de 4hs na empresa para consulta e orientação sobre relatórios: R$ 250,00. (OBS*: O número de vagas para as empresas que optarem em assistir o curso e receber a visita é de até 07).

Data para a realização das visitas: a definir com os participantes.

Mais informações: (16) 3372 2100 e 3372 5544.