Saiba mais - Ambiente favorável à inovação

24/09/2009

O mundo passa por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Novas necessidades são geradas quase que diariamente, exigindo das empresas investimentos constantes na criação de novos produtos e serviços, bem como a revisão das formas como tais produtos e serviços são oferecidos aos seus consumidores.

Neste cenário, já não adianta mais fazer tudo igual a como sempre foi feito. A resistência às mudanças pode tornar uma empresa, bem como seus produtos e serviços, obsoletos, o que resultará em encerramento de suas atividades.

Para enfrentar tal cenário, é necessário descobrir novas fórmulas, procedimentos, produtos e serviços, para se manter vivo no mercado. O processo de tornar algo novo, fazer algo de maneira nova e diferente de forma a atender a demanda do mercado, é conhecido como inovação.

A inovação, entretanto, não surge do nada. Para o seu desenvolvimento, é necessário a existência de um ambiente favorável dentro das empresas. Mas como desenvolver tal ambiente?

Numa empresa, as inovações surgem normalmente para o atendimento de demandas do mercado e sugestões feitas por clientes e por empregados. Para a criação de um ambiente favorável à inovação, a empresa deve escutar sempre o que seus clientes têm a dizer. Isto pode ser feito de forma reativa, ou seja, esperando que os clientes apresentem sugestões de maneira espontânea; ou de forma proativa, ou seja, por meio de pesquisas que demonstrem não só o nível de satisfação, mas também quais as mudanças que eles esperam da empresa, seja em relação aos seus produtos e serviços, seja na sua forma de atuação.

Quanto aos funcionários, não basta apenas solicitar sugestões de mudanças nos procedimentos para a criação de um ambiente favorável à inovação. Será necessário que a empresa desenvolva uma cultura em que todos possam se manifestar livremente.

Além disso, também é necessário que o empresário invista na sua constante capacitação, atualização e qualificação e também na de seus empregados.

Boris Hermanson - Consultor do SEBRAE-SP