Artigo sobre a importância da internet nas empresas

10/06/2008

Por que a sua empresa não pode ficar de fora da Internet?

A Internet surgiu sem grandes pretensões, voltada para interesses bem específicos: ensino e pesquisa. Hoje, na entrada do novo milênio, nos deparamos com uma rede que conecta computadores no mundo todo, usada para os mais diversos fins e por uma comunidade de usuários cada vez mais exigentes e ávidos por novos produtos e serviços.

Caberá a cada empresa, interpretar e buscar posições competitivas e reinventar negócios que permitam a busca desse consumidor. E à medida que os publicitários foram percebendo isso, se viram forçados a apresentar novas idéias, utilizando mecanismos tecnológicos capazes de atender as expectativas desses consumidores.  A mais simples delas se tornou hoje a mais popular: o website.

A empresa que hoje possui uma página na Internet é vista como uma empresa dinâmica, empreendedora, arrojada, estruturada, transparente e interessada em atender bem os seus clientes. Do contrário, a sua credibilidade e potencialidade é colocada em dúvida. Ou seja, para alguns, não ter um site é sinal de que a empresa não é muito boa.

É importante contratar um profissional da área, e não o filho do vizinho que fez um site "bonitinho" para o negócio do pai. Cuidado! Como diz o dito popular: o barato (ou de graça) pode custar caro. Um profissional saberá utilizar melhor as ferramentas visuais e de marketing para que o consumidor tenha uma visão bem clara do seu produto ou serviço. Uma apresentação ruim da empresa diante de centenas de visitantes poderá ser prejudicial para a imagem da empresa.

Recentemente fui contratado para reformar o site de uma empresa de persianas. O objetivo final era divulgar a marca e aumentar as vendas. Embora a palavra "persianas" estivesse presente na própria marca, não era nela que deveríamos focar nossa ação de marketing, mas sim no conceito beleza, requinte e sofisticação. Convencer o cliente disso foi meu maior desafio.

Quando alguém investe em decoração está comprando, além do produto, um ambiente mais bonito para a sua casa ou escritório. No fundo, esse é o seu anseio de compra. Um dos nossos objetivos, então, foi adequar o antigo site, feio e desorganizado, a esse novo conceito.

O resultado foi excelente. Criamos uma abertura simples em flash, aonde o visitante poderia ver imagens de lindos escritórios e residências decorados com os produtos oferecidos pela empresa. A predominância de tons claros e tipologia fina e pequena deram a noção de luminosidade e elegância.

Claro que um site "bonitinho" não vende sozinho. Aliamos todo esse conceito à ferramentas estratégicas de marketing para divulgação e gestão, como por exemplo: otimização do conteúdo, cadastros em buscadores de conteúdo, campanhas de banners, e-mail marketing, portifólio digital e depoimento de clientes. Em alguns meses, a empresa pôde comemorar novos clientes e lucros maiores.

Mas quanto custa ter um canal de venda ou simplesmente uma apresentação da empresa na Internet? Vale à pena o custo x benefício? Esse será o tema do nosso próximo artigo.

Calne de Oliveira é consultor em Design e Marketing, sócio-diretor da Arte Múltipla Comunicação e Marketing  www.arte-multipla.com | contato@arte-multipla.com | Tels.: 16 3412-7919 e 8174-6915. Seu currículo e portifólio podem ser vistos em www.calne.com.br.