Comerciantes são vítimas do "Golpe do Cartório"

20/02/2008

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) - por meio de seu Departamento Jurídico - alerta os comerciantes locais sobre o chamado "Golpe do Cartório".

De acordo com o assessor jurídico da ACISC, Estevam Luiz Muszkat, a vítima desse golpe recebe o telefonema de uma pessoa que se identifica como funcionário de um cartório de notas de São Paulo, alegando que um título de sua empresa está sendo protestado. "Para evitar problemas no cartório mencionado, o golpista sugere um depósito, sem fornecer muita explicação ou detalhes sobre a pendência", lembra.

Muszkat enfatiza que alguns lojistas associados estão procurando a entidade para verificar o que está ocorrendo. "É um golpe. Tudo que é dito é falso, desde o nome do cartório, o número do telefone e, principalmente, a empresa de cobrança", avisa.

Muskzat explica ainda que a categoria é alvo freqüente dos mais variados golpes, pois na ânsia de estar com todas as contas em dia, muitos comerciantes efetuam pagamentos sem ao menos verificar com cautela de onde vêm as cobranças. "Nada deve ser pago sem documento comprobatório ou conhecimento amplo do assunto. Na dúvida, não pague antes de nos consultar", aconselha.

Informações e agendamento de horário para orientações: 3362 1900.