Governador lança Poupatempo do Empreendedor

07/10/2007

Na sexta-feira (05), o Governador José Serra lançou, no Palácio dos Bandeirantes, o Poupatempo do Empreendedor e anunciou outras "Medidas Legais em Benefício das Micro e Pequenas Empresas no Estado de São Paulo".

Essas  medidas  são  o  resultado  das  primeiras ações do Programa Estadual  de  Desburocratização (PED), presidido pelo Secretário Estadual do  Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, em favor das micro e pequenas empresas.

O Poupatempo do Empreendedor permitirá ao cidadão abrir uma empresa pela Internet e obter todas as licenças, sem sair de casa e sem burocracia. A ferramenta estará em funcionamento até o dia 1º de janeiro de 2009 e funcionará em parceria com os municípios.

Na ocasião, Guilherme Afif anunciou ainda a extinção imediata do reconhecimento de firma, da exigência de certidões tributárias, antecedentes criminais, contrato de locação, documento de propriedades, entre outras necessidades burocráticas para a abertura de Micro e Pequenas Empresas.

A expectativa do Governador Serra é de que o decreto agilize os procedimentos entre o poder público e os empreendedores, diminua a informalidade e aumente a sobrevivência das micro e pequenas empresas.