Detecção de golpes na capital

23/07/2007

O trabalho de detecção de golpes entre empresas, realizado pela Unidade de Negócios Pessoa Jurídica da ACSP, apurou em maio, 42% a mais de golpes em relação ao mesmo período de 2006.

No entanto, o percentual de golpes efetivamente evitados aos associados que consultam os serviços de Pessoa Jurídica da ACSP cresceu ainda mais em maio: 60% a mais que em maio/06.

Os prejuizos evitados equivalentes a esta quantidade também cresceram, porém em 52% (em maio/06, o montante foi de R$ 5.730,00; em maio/07 foi de R$ 10.416,00).

O gerente geral da unidade de negócios de pessoa jurídica da ACSP, Jaison Vieira, atribui o crescimento ao aumento na eficiência do trabalho de detecção: "Temos investido em recursos novos de coleta de dados, de análise e na capacitação de gente especializada para a realização do trabalho" - explica o gerente.

Consultas - Ao consultar qualquer um dos relatórios de PJ da ACSP, o empresário associado visualiza mensagem que o orienta a entrar em contato urgente com a entidade: "Ao contatar-nos, o empresário recebe informações adicionais, o que lhe fornece mais segurança para fechar negócios com a empresa consultada", conclui Vieira.

Novidade - Há pouco mais de um mês, a ACSP mudou o texto e o layout das mensagens de alerta nas consultas. Na cor vermelha e com texto mais didático, a intenção é chamar a atenção do empresário consulente para que entre em contato com a ACSP e verifique as informações adicionais antes de fechar qualquer negócio com empresas suspeitas.

Eficiência - A unidade de negócios mede a eficiência do trabalho de detecção por meio de um indicador, calculado a partir da relação entre o volume de golpes detectados e golpes efetivamente evitados aos associados. Em maio, o indicador atingiu 29%, maior índice do período, se comparado aos últimos quatro anos (2004 = 14%, 2005 = 15% e 2006 = 21%).

Para identificar as empresas golpistas, a ACSP investiu nos últimos 3 anos R$ 30 milhões em novos equipamentos.

Características da empresa golpista:

- aquisição de empresas antigas, que têm crédito no mercado;

- alteração de contrato social de empresa adquirida para ampliar setores de atuação;

- mudança de endereço;

- pressa no recebimento de mercadorias adquiridas;

- raramente pede descontos para o fornecedor;

- tem dificuldade de apresentar documentação ou despeja vários documentos na mesa do fornecedor e

- preferência para retirar a mercadoria na empresa.