Empresários evitam que patrimônio histórico se perca

24/02/2007

Dia 28/2/2007 - 19:30 horas.

Investimentos chegam a R$ 700 mil. Resultado compensador, segundo o presidente da associação comercial

São Carlos (SP) - Com cerca de 1.200 empresas associadas - quase todas micro empresas dos setores de comércio e pequenos prestadores de serviços - a associação comercial da cidade de São Carlos (250 km a noroeste da Capital) desenvolveu um audacioso plano de recuperação do prédio histórico vizinho a sede da entidade. Após a aquisição do edifício onde funcionava uma loja de acessórios para selaria, a diretoria da associação buscou parcerias para evitar que o prédio fosse descaracterizado ou demolido. Segundo relata o presidente Marcos Martinelli, 40, os investimentos chegarão aos R$ 700 mil mas o resultado foi compensador. "É um palácio do comércio. O edifício tem alma... tem história ligada ao empreendedorismo da cidade". Não apenas a preservação foi levada em conta, mas também o uso que as pessoas farão daquele espaço "... apresentaremos nesta quarta-feira a obra que, depois de inaugurada, abrigará uma série de serviços de apoio para o empreendedor. Imaginamos desde um ambulatório médico até uma escola do comércio, que irá contribuir para melhorar a capacitação dos nossos profissionais" aposta.

Banco de currículos e treinamentos já são realidades

A preocupação em melhorar as condições de atendimento já faz parte da rotina da associação comercial, que oferece gratuitamente a população um serviço de cadastramento - via internet - de currículos e oferece para qualquer profissional treinamento subsidiado. Hoje são 1.400 currículos de profissionais inscritos no seu banco de currículos, com informações de pessoas que buscam trabalhar em nas empresas associadas. A seleção do candidato pode ser acompanhada por uma psicóloga, caso haja necessidade.

Para Martinelli, o processo de seleção é tão importante quanto o treinamento dos recursos humanos de uma empresa. "Oferecemos os candidatos - inclusive jovens aprendizes - e os cursos e treinamentos essenciais para um bom desempenho profissional. Antes, somente grandes empresas tinham um serviço similar ao nosso... só que com custos maiores. Hoje o serviço é oferecido de forma subsidiada pela associação e isso se tornou acessível ao pequeno empresário" comemora Martinelli às vésperas da conclusão das obras do Palácio do Comércio Miguel Damha, que será apresentado ao público no dia 28/2. A inauguração, segundo ele, ficará para o segundo semestre, depois que toda a mobília for instalada.