Expectativa para o Natal

18/12/2006

Martinelli otimista para a última semana de vendas antes do Natal.

São Carlos (SP) - 18/12/2006 - O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) está otimista para a última semana que antecede o Natal. "A segunda parcela do 13o. salário irá toda para o consumo das famílias, ao contrário da primeira parcela, que foi destinada ao pagamento de dívidas vencidas" aposta. Martinelli espera que a partir do dia 21 as lojas estejam preparadas para não perder oportunidades de venda. "Aumentamos nos meses anteriores a oferta de cursos e treinamentos e esperamos que os varejistas não percam as oportunidades de venda desta semana....". Para ele, uma boa arrumação do ponto-de-venda deve incluir não somente com a decoração com temas natalinos, mas também a correta exposição de produtos e a exibição dos preços e condições de financiamento de forma clara e visível. "A legislação exige maior transparência por parte do comércio, exibindo a informação correta para o consumidor. Os verdadeiros profissionais do comércio freqüentam treinamentos e procuram estar antenados com o mercado e não devem ter dificuldade em atender essas regras."

Prêmios estimulam fechamento da venda

A julgar pelos pedidos de reabastecimento de cupons da promoção "Natal para toda família", os consumidores estão estimulados a comprar das empresas comerciais que oferecem algum diferencial, como no caso da possibilidade de ser sorteado com um carro O km. "O consumidor é levado, no momento da compra, a fechar o negócio imediatamente para concorrer aos prêmios oferecidos pelo comércio". Se não houver esse estímulo, o consumidor pode ser tentado a buscar outro fornecedor ou, em alguns casos, adiar a compra. Para o presidente da ACISC a promoção deste ano tem a melhor exposição de mídia da história comercial da cidade. "A soma de esforços dos parceiros resultou em um grande volume de peças publicitárias, que receberam um cuidado especial dos publicitários. É um marco para o  nosso comércio". Pelas contas da entidade, os cupons chegam a 400 pontos de distribuição, distribuídos entre a região central, alto da cidade, corredores comerciais, shopping center e prefeitura municipal. A expectativa é esgotar a quota de 300 mil cupons impressos durante a promoção. O sorteio será dia 28/12, na praça Maria Apparecida Resitano, no centro da cidade.

Primeiros números mostram vantagem para grandes e médias empresas

As consultas ao SCPC subiram nos primeiros 17 dias de dezembro 4,65% no total. No crediário das micro empresas, houve queda de 16% nas consultas. Nas lojas informatizadas, de médio e grande porte, houve crescimento nas consultas tipo SCPC na ordem de 32%. O mesmo movimento se repete nas consultas sobre ao Usecheque. Houve aumento de 23% nas consultas originadas pelas empresas maiores e queda de 5% nas consultas das empresas menores. Para o presidente da ACISC, as empresas médias e grandes fazem mais consultas porque estão melhor aparelhadas. As empresas de pequeno porte não estão bem informatizadas e, por isso, muitas vezes relaxam na prevenção.