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Sua loja para Dezembro

 
29/11/2006
 

Artigo

Publicado no Site Venda Mais - www.vendamais.com.br

Como Preparar a sua loja para Dezembro

Por: Juedir Teixeira

Mesmo não sendo mais como antigamente, dezembro é ainda o melhor mês de venda para o varejo. Num passado recente o volume de vendas de dezembro recuperava as deficiências de meses com movimento de vendas fraco. Com o fim da inflação, a grande oferta de produtos de todos os segmentos de mercado, com a chegada da era da informação onde o consumidor consegue saber e comparar preços, ofertas e tudo mais, aliado ainda ao endividamento da população com mais de 50% de sua renda sendo destinada ao pagamento de juros e a introdução de outros hábitos de consumo, tais como: telefone celular, internet e TV  por assinatura, o cliente brasileiro passou a comprar de forma controlada, inclusive em dezembro.

O movimento de vendas de dezembro, que não faz tanto tempo, começava logo no inicio do mês, agora somente começa a esquentar após o dia 15. E aí vem o grande problema: As lojas não conseguem atender a grande demanda de clientes em função da limitação física de espaço e, em poucos dias de vendas, é basicamente impossível alcançar o volume de negócios esperado

Daí surge o grande desafio de todos os lojistas e  estudiosos do varejo: o que  fazer para que  os clientes antecipem as suas compras  para o inicio do mês? O lojista que conseguir fazer uma promoção atrativa para antecipar as compras de seus clientes certamente estará salvando o seu dezembro.

Assim, algumas ações simples  são de vital importância para o lojista conseguir um bom desempenho de vendas em  dezembro:

·        Que todo o estoque de produtos para venda esteja disponível na loja logo no inicio do mês;

·        Que a equipe da loja, incluindo os colaboradores antigos e os extras de dezembro, esteja treinada com relação aos novos produtos e principalmente no tocante à necessidade de prestar um atendimento rápido e de qualidade, logo no inicio do mês;

·        Que a vitrine da loja para o Natal esteja pronta e atrativa já no final de novembro;

·        Que o estoque da loja seja  arrumado visando proporcionar agilidade no atendimento;

·        Que toda a estrutura da loja (formas de pagamento, sistema de embrulho para presente e outros) seja preparada com a devida antecedência para dar rapidez;

·        Que sejam adotados estratégias especiais para evitar ou minimizar as ocorrências de fraudes e roubos, principalmente na aceitação de cheques e de cartões de crédito, tendo em vista o aumento de ocorrência  desse tipo de evento durante este ano ;

·        Que seja realizada  manutenção preventiva da loja (computadores, ar condicionado, parte elétrica, sistema de iluminação, sistema telefônico, etc,) para que tudo esteja funcionado a contento quando começar o movimento de vendas;

No passado o mês de dezembro servia para o lojista ganhar um dinheiro extra para fazer face aos custos de janeiro e fevereiro, considerados meses fracos de vendas no varejo. Agora, principalmente os lojistas de shoppings centers, que ainda pagam o aluguel dobrado em dezembro, o que pode ser considerado um absurdo se levado em conta o atual volume de vendas de dezembro, acabam entrando em janeiro em difícil situação financeira o que  afeta o fluxo de caixa da loja durante o ano todo.

Quando os empreendedores e administradores de shoppings centers, vão reconhecer que as vendas de dezembro não são mais como antigamente e que o aluguel dobrado tem que ser revisto? .

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