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Loja arrumada (artigo)

 
14/06/2006
 

 

Loja arrumada e bom atendimento para elevar as vendas

Promoções da associação comercial valorizam ambiente de vendas

 

Por Marcos Martinelli*

 

A aposta da associação comercial para este ano é, de certa forma, inovadora. Abandonada a proposta de atrair o consumidor por meio de sorteios (brindes, prêmios, viagens, etc...) e focada em criar um "ambiente favorável às vendas", a proposta foi apresentada em abril e começa a ser compreendida pelos empresários de varejo. Para os lojistas, foram disponibilizados "kit´s" de decoração de loja para as datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Freguês e Dia dos Pais) que incluem balões, faixas, bandeirolas, impressos e etiqueta de preços. Como apoio, a entidade patrocina mídias de apoio, como rádio e painéis publicitários. Nos últimos três anos, a associação promoveu diversos concursos de vitrines para conscientizar os lojistas da importância de uma boa decoração e arrumação do ponto-de-venda. Em 2006, a criação das peças publicitárias ficou sob responsabilidade da Tema Propaganda. Esta utilizou cores fortes e contrastantes para chamar a atenção do público-alvo do varejo. Não se espera a participação das filiais das grandes redes varejistas, porque elas reúnem condições de promover a decoração com a "cara" da rede. É justamente o micro e pequeno empresário que precisa, por demandar pouco volume dessas peças publicitárias, de uma produção profissional que reúna qualidade e preços acessíveis. O único meio de atingir este objetivo é organizar a criação e a produção por intermédio da associação comercial. O balanço até agora é positivo, uma vez que para o Dia das Mães foram atendidos 56 lojistas e no Dia dos Namorados, foram 40 lojistas. A expectativa para o Dia do Freguês - promoção Show de Bola - é para atendimento de 70 lojistas, motivamos pela temática da Copa do Mundo de futebol.

Decorar apenas não basta, tem que atender bem.

Os constantes encontros, cursos e treinamentos oferecidos pela associação têm possibilitado a qualificação das pessoas envolvidas com a organização e atendimento ao público. Em breve será atingida a marca de 10 mil presenças, contabilizados a partir de 2003 e considerada um recorde (média de 3000 pessoas/ano). Em junho, um dos cursos oferecidos pela associação voltará ao tema "Como organizar uma loja". As vagas já estão esgotadas. Em julho, será reunida a segunda turma do curso "fluxo de caixa - como administrar" e conta com 17 pré‑inscritos. O ambiente de venda é assim: limpo, chamativo, promocional e, não se esqueça, acompanhado de um atendimento qualificado.

 

*Marcos Alberto Martinelli, 39, é advogado e presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos.

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