Nova emenda pode aumentar imposto para empresas

14/11/2005

Acisc desconfia dos benefícios de emenda apresentada por oito vereadores

São Carlos (SP) - 09/11/2005 - O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos - Acisc - recebeu diversos telefonemas de associados estranhando a fala do secretário municipal da fazenda. Segundo a entrevista transmitida pela rádio (Intersom) nesta manhã, o secretário Gilberto Perre agradeceu aos oito vereadores que teriam assinando uma nova emenda, que pretende escalonar as alíquotas do IPTU em decorrência do valor venal dos imóveis.

"O fato nos parece muito estranho, uma vez que ainda faltam 7 dias para a votação da PGV. Não imaginava que o secretário estivesse assim - tão seguro - da aceitação desta ou daquela emenda. Outras sugestões de emendas foram enviadas pela sociedade civil e deveriam ser discutidas pelos vereadores. A votação está agendada só para o dia 16 de novembro. Aliás, segundo informações preliminares, imóveis com valor venal acima de R$ 120.000,00 teriam uma alíquota ainda maior do que o projeto inicial, caso esta emenda seja aprovada. Se isso acontecer, eu desconfio que praticamente todos os imóveis comerciais, consultórios e empresas de médio porte estarão sendo alvo de um aumento de carga tributária, já que os seus valores venais estão acima deste nível. Se for assim, é melhor pedirmos a retirada desta nova emenda, ou aqueles que investiram em boas instalações serão ainda mais sacrificados com o aumento da alíquota de 0,8 para 1,0%" indignou-se Marcos Martinelli, presidente da Acisc através de nota distribuída à imprensa.