Currículo do Dr. Guilherme Afif Domingos

04/06/2005

GUILHERME AFIF DOMINGOS

Empresário, brasileiro, casado com Silvia Maria Dellivenneri Domingos, nascido em 18 de setembro de 1943.

ü Diretor Presidente da INDIANA SEGUROS S.A, Empresa fundada em 1945 e que dela participa na direção desde 1967.

ü Formado em Administração de Empresas, pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, onde foi Presidente do Diretório Acadêmico 21 de junho e Orador de sua turma.

ü Foi em 1976, Diretor da Associação Comercial de São Paulo - Superintendente do Diário do Comércio - da Revista Digesto Econômico e Superintendente do Instituto de Economia Gastão Vidigal.

ü Foi em 1979, designado Presidente do BADESP - Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

ü Em 1980 assumiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado.

ü Em 1982 assumiu a Presidência da ACSP - Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - FACESP.

ü Em 1984 foi responsável pela Mobilização Empresarial que resultou na aprovação do Estatuto da Micro Empresa, tornando-se o principal líder nacional deste movimento.

ü Eleito Deputado Federal Constituinte em 1986, sendo o terceiro deputado mais votado do País e o primeiro mais votado na Cidade de São Paulo.

ü É o responsável pelo Art. 179 da Constituição, que garante tratamento diferenciado para as Micro e Pequenas Empresas.

ü Candidato a Presidência da República em 1989, com mais de três milhões e duzentos mil votos.

ü Candidato ao Senado Federal em 1990 obtendo cerca de dois milhões e quinhentos mil votos.

ü Em 1993, eleito Presidente da CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil, Entidade que congrega 27 Federações Estaduais, 1.600 Associações Municipais e 2.500.000 Associados.

ü Em 1994 foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas.

ü Em 1995 foi reeleito Presidente da CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

ü Em 1997, Presidente Emérito da CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

ü Na sua gestão à frente do SEBRAE e da Confederação, foi o responsável pela mobilização que resultou o SIMPLES e o Novo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.

ü Em 1998, Secretário do Planejamento do Município de São Paulo.

ü Em 2002, Coordenador junto com Dr. Rogério Amato do Movimento Degrau - Programa de Convivência e Aprendizado de Adolescentes no Trabalho.

ü Em 1998, Secretário do Planejamento do Município de São Paulo.

ü Em 2003 foi eleito e em 2005 foi reeleito Presidente da Associação Comercial de São Paulo(ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP)