Vendas pode crescer entre 9% e 12% na Black Friday

Uma das grandes apostas do varejo para alavancar vendas anualmente, a Black Friday deste ano se aproxima com previsão de crescimento entre 9% e 12% nas vendas das lojas físicas em São Carlos.

Segundo o economista Elton Casagrande, do Núcleo de Economia da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), o volume de vendas das lojas físicas pode crescer em função do número de empresas, do emprego formal e da recuperação do emprego informal. “As lojas físicas têm uma tradição de investimento em treinamento e atendimento ao consumidor e com os aplicativos e aprendizado digital de parte da sociedade, esse comércio histórico e tradicional se modernizou”, explicou.

O comércio eletrônico, por sua vez, tem crescido de forma vigorosa nos últimos cinco anos, favorecido pela multiplicação de aplicativos, inovações dos sistemas de pagamento e diversificação de produtos. Esse crescimento é resultado do aprendizado digital de indivíduos e a tecnologia disponibilizada pelos smartphones. Se a previsão da participação do comércio eletrônico na Black Friday é evoluir de 11% para 18% no Brasil, podemos esperar esse aumento de 9% e 12% nas lojas físicas. “O comércio varejista e a economia digital promovem inovações muito rapidamente e estabelecem uma conexão virtuosa entre comportamento e atendimento ao consumidor”, acrescentou o economista.

O que mais importa ao consumidor, de acordo com ele, é o atendimento, o tempo e os custos da transação para a obtenção do produto ou serviço adquirido. “Em 2020 o crescimento do comércio eletrônico na Black Friday foi elevado, mas as lojas físicas apresentaram uma rapidez incomparável na inserção de novos canais de atendimento, vendas e atendimento ao consumidor. O comércio varejista assimilou em 2021 a economia digital e passou a conduzir suas vendas também através de aplicativos. Logo, o consumidor encontra maior oferta para realizar suas compras e passa a comparar os mecanismos de atendimento”.

Vale lembrar que o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) assinaram aditamento com horário estendido do comércio de produtos não essenciais de São Carlos para as vendas da Black Friday 2021: na sexta-feira (26.11) as lojas estarão abertas das 9h às 22h e no sábado (27.11) das 9h às 17h.