Valor Exato: Informações, Relatórios e Transparência

As publicações em Economia de Empresas e Administração, sejam elas científicas ou aquelas tratadas em revistas de negócio, examinam assuntos pertinentes aos desafios da vida empresarial. Um deles que nos dedicamos aqui refere-se aos cuidados para evitar quatro situações que prejudicam a gestão:

1 – Sobrecarga de Informações;

2 – Relatórios Complexos;

3 – Visões pouco Transparentes dos Ambientes da Empresa;

4 – Excesso de Ferramentas para Análise Empresarial.

1. A sobrecarga de informação tem origem no pode do aparelho celular de concentrar conversas de vários ambientes: familiar; entretenimento; trabalho. Ao estar conectado com todos os aspectos da vida causa efeito sobre nossa capacidade de tomar decisões. Você não pode deixar de usar seu aparelho, mas o foco de cada um não se mistura. Você não encontrará pessoas realmente com discernimento utilizando tudo ao mesmo tempo!
  2. Muitos relatórios empresariais não ajudam! Se você teve uma trajetória da tentativa e erro (absolutamente normal e necessária) ou mais intuitiva, ter acesso também a formatos elegantes de relatórios tanto melhor! O fato é que o que está escrito, o que significa e como você interpreta!
  3. A transparência das metas, objetivos e propósitos de maneira geral da sua atividade e as decisões para alcança-las estão claras para todos que trabalham com você? Como se vive dentro de sua empresa?
  4. Ferramentas para decisão desconectadas ou dispersas com relação as metas propostas.

Uma maneira de avaliar esses quatro pontos é realizar uma leitura qualitativa da Demonstração de Resultados. Esse demonstrativo já foi explicado aqui no Valor Exato. Sugestão de uso:

1. Avalie o conceito de custos que se relaciona às mercadorias e insumos necessários à produção, comercialização ou prestação de serviços. Excessos ou ausência de itens; planejamento de compras; fluxo de pagamentos das compras à prazo. Esse item se relaciona com a qualidade dos fornecedores, prazos de pagamento etc. Analise quem faz a gestão de estoques; responsáveis pelas vendas e atendimentos.
  2. Analise as despesas e importância de cada uma segundo a origem e funcionalidade.
  3. Entenda os tributos e encargos sobre o faturamento, folha e lucros. Os períodos de recolhimento e valores. Isso leva a pensar se o preço está correto, ou seja, se está incorporando de fato os tributos.
  4. Lucro apurado. Uma visão dos últimos cinco anos dos itens acima e dos lucros favorecem uma apreciação do seu esforço e de melhorias que deve fazer.

A Demonstração de Resultados é produzida pela Contabilidade. Mas, todos os itens que pertencem a esse Demonstrativo tem repercussão financeira. Dessa forma, o acompanhamento dos custos e despesas, não exatamente pelos valores, mas pelas circunstâncias, responsáveis, formas de controles e origem das decisões criam uma forma mais simples e objetiva para melhor discernir as informações dos relatórios gerenciais e linguagem interna em busca das metas.