Valor Exato: Desafios do Comércio Varejista

Sobre os desafios do comércio varejista, é preciso considerar que o aprendizado através da Educação, que também se apoia no instrumental digital, molda por si novos hábitos de convívio e naturalmente de consumo. Os desafios para o comércio varejista então estão na velocidade com que esses novos hábitos interferem nas formas de consumo, e que podem alterar o conceito de funcionamento de lojas físicas. As lojas estabelecidas são meios de aproximar pessoas das mercadorias e serviços que necessitam. 

No presente assistimos muitas evidências do uso da tecnologia levando os consumidores a passear em lojas físicas, mas realizando suas compras pela internet. A loja física, como a mídia tem mostrado, é importante atualmente para compras essencialmente. Mas, sua funcionalidade como um local de experimento para o consumidor testar ou analisar os produtos tem crescido em importância.

Os deslocamentos das pessoas estão acompanhados pelo celular, como se sabe, que conta com todo o tipo de serviço associado como nuvens, sites e canais nas mídias sociais. Isso elimina a necessidade de se estar em local com acesso ao computador para tomar decisões de compras. Logo, uma compra pode ser feita nos trajetos ou deslocamento das pessoas. Porém, há sempre um grande apelo em testar, manusear ou obter uma descrição detalhada das funcionalidades de um produto ou serviço e seus recursos.

Dada esta última necessidade, a loja física de varejo tem uma razão muito forte para continuar existindo. Porém, não apostar nas fórmulas de vendas digitais é um risco elevado. O êxito desse novo ecosistema de vendas depende, no Brasil, da infraestrutura das cidades e de investimentos em logistica feito pelas empresas. 

Mas se há um risco para o comércio varejista este é: acreditar que as barreiras que hoje existem para compras digitais continuarão a existir nos próximos cinco ou dez anos!


Sobre o Núcleo de Economia ACISC

O Núcleo de Economia da ACISC foi elaborado em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Dúvidas?