Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

VALOR EXATO ACISC – Custos de Transação

O foco do Valor Exato desta edição é um tema da Teoria Econômica, denominado de “Custos de Transação”. A abordagem foi desenvolvida inicialmente por Oliver E. Williamson e refere-se às transações interorganizacionais, com foco sobre os comportamentos dentro de uma empresa ou organização.

Os custos de transação são custos como gastos para projetar, ajustar e inspecionar as relações entre os agentes, ao assegurar que a execução de contratos com cláusulas contratuais seja cumprida, de forma esperada ou apropriada para uma atividade econômica.

Para o estabelecimento de contratos sejam comerciais, trabalhistas, financeiros por exemplo há custo de preparação, negociação e elaboração dos contratos entre os envolvidos. Tais dispêndios são necessários para que a atividade fundamental de uma empresa possa ocorrer. Contudo, são elementos acessórios à atividade principal. Um exemplo é pagamento de honorários advocatícios e outros especialistas envolvidos ou despesas com levantamento de informações de mercado e de outras formas.

Há também os custos para medir e monitorar um certo contrato ao longo do tempo. Isto também cria despesas adicionais para que uma atividade seja desenvolvida. Alguns exemplos podem ser: Custos para deslocamento e hospedagem para visitação a áreas produtivas e outros locais necessários; Despesas administrativas e de comunicação (fax, fone, internet, etc.); Horas de técnicos, gerentes e executivos que monitoram e auditam as transações.

Custos de cumprimento do contrato como Despesas administrativas e processuais, Multas e outras punições por quebra de contratos são alguns exemplos. Finalmente, há custos de adaptação às mudanças ambientais como despesas de adaptação a novas leis ou mudanças de orientação de projeto e mudanças de cenários do ambiente.

Dentro das atividades empresariais é recomendável que o empresário eleja as transações segundo a frequência e valor que são imputadas. Uma classificação ABC é sempre vem vinda para ordenar os principais gastos e assim inspecionar as razões que levam à aquela transação.

Muitos meios tecnológicos estão à disposição para substituição de mecanismos baseados exclusivamente no ato produtivo de indivíduos. Logo, a reflexão das razões que levam a uma transação e a forma de organizar uma atividade é a melhor maneira para reduzir tais custos, que não são facilmente observáveis.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!