VALOR EXATO ACISC – 10 de dezembro de 2020

Alinhamento entre Comportamento e Concorrência

A relação entre mercado e gestão pode ser definida em termos do alinhamento do comportamento estratégico interno à empresa e a concorrência de mercado. A concorrência quando é muito elevada impede que a empresa fixe o preço com liberdade.

Quando uma empresa consegue fixar o preço de suas mercadorias, isto significa que o grau de concorrência é menor no segmento ou a diferenciação de produtos permite maior liberdade dos preços praticados.

O grau de concorrência também depende da existência de produtos substitutos ou similares que podem alterar as preferências dos consumidores, além das facilidades de crédito e de outros aspectos comerciais praticados.

O conceito de estratégia, já visitado em algumas edições da seção “Valor Exato”, é compreendido enquanto comportamento empresarial da liderança ou da equipe gestora de uma empresa.

O comportamento prospectivo é associado as constantes inovações que uma empresa pratica, no campo da concepção de produtos, de processos ou formas de comercialização.

O comportamento prospectivo referente a novas formas de atendimento a mercado consumidor, estratégias de vendas ou de fixação da marca oferece grandes oportunidades de lucros, mas também exige muito investimento.

O comportamento reativo é aquele oposto ao primeiro. Esse comportamento se traduz como uma reação de uma empresa, quando a ameaça feita por concorrentes é identificada. Nessa situação, a empresa reativa não realiza investimentos devido à baixa capacidade financeira ou então por não existir uma relação custo – benefício adequada.

O meio termo do comportamento, que pode ser denominado de adaptativo, é aquele caracterizado por observação dos movimentos dos concorrentes no mercado e avaliação da capacidade interna de adaptação.

Essa adaptação pode ser na mesma direção da inovação identificada na concorrência ou então uma adaptação dos recursos empresarias, econômicos e até mesmo financeiro possuídos pela empresa que está avaliando a situação.

A adaptação significa que a empresa não tem um comportamento de liderança quanto a processos de inovação, mas que criou expertise para gerir suas mudanças a partir de uma avaliação dos custos e benefícios de uma mudança.

O alinhamento entre a análise da concorrência com o comportamento é um instrumento poderoso de gestão e que coloca toda a equipe empresarial em estado de alerta. Trata-se do estado de observação permanente, busca de oportunidade ou de vigilância do mercado frente às ameaças.

O desafio que o empresário se propor a realizar é refletir e desenvolver práticas que considere as situações reais para um melhor alinhamento e também de sua validade.