Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Informativo Econômico ACISC n. 5

Grandes setores econômicos do estado de São Paulo e as Regiões Administrativas (RAs)

Analisamos no Informativo Econômico da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) o comportamento do emprego formal, que retrata o movimento do mercado de trabalho através das admissões e demissões e o significado das regiões administrativas. O emprego formal (público e privado) é uma parcela importante de todas as ocupações existentes no mercado, além de empregadores, trabalhadores por conta própria, trabalhadores domésticos e autônomos. Dadas as características do desenvolvimento local, a importância dos setores econômicos se altera de acordo com vários aspectos, inclusive geográficos. 

No Gráfico 1, estão os dados recentes do Ministério do Trabalho para as regiões administrativas do Estado de São Paulo. É evidente a predominância do setor de serviços na organização econômica do espaço urbano. O setor de serviços atende as demandas da indústria, comércio, agropecuária, construção civil e do seu próprio setor.

É importante frisar que a formação educacional das redes públicas e privadas de ensino e o Sistema S são decisivos ao desenvolvimento. A Educação e o Sistema S pertencem ao Grande Setor de Serviços que criam oportunidades dinâmicas de trabalho e renda.

GRÁFICO 1 – EMPREGO FORMAL DE ABRIL x GRANDES SETORES ECONÔMICOS DO IBGE

Fonte: Núcleo de Economia da ACISC


Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!