INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC – 29 de junho de 2021

Por Núcleo de Economia ACISC

Qualificação das Empresas Sediadas em São Carlos

O desenvolvimento econômico é uma meta constante de municípios, regiões e estados brasileiros. O desenvolvimento no Brasil é uma matéria atual e estudada nas Instituições de Ensino Superior, Órgãos de Planejamento como Secretarias de Desenvolvimento e Ministérios Públicos.

A qualificação do desenvolvimento econômico brasileiro é do tipo tardio, ou seja, foi produzido do primeiro quarto do século XX e se expandiu em função do período entre Guerras.

A acumulação cafeeira, a imigração e a formação do empresariado nacional foram responsáveis pelo processo de expansão da economia a partir dos anos 20 e que se completou ao final dos anos de 1970.

Ao longo do tempo, o número de empresas em diversos setores produtivos ganhou maior expressão, o que significou maior complexidade nos subsetores de produção de bens de consumo, intermediários e de capitais.

A tipologia de empresas nos setores industrial, comercial, de serviços, agricultura e construção civil varia entre municípios, de acordo com as mudanças estruturais e especialidades que vigoram ou são desenvolvidas.

A presença do setor público também é importante porque aumenta no município as especialidades de carreiras estruturadas e favorece a maior complexidade do mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia da presença de empresas dos setores público e privado na cidade de São Carlos, elaborou-se o Tabela 1:

A natureza jurídica de EIRELE é um tipo de microempresa com um único sócio proprietário, sem limites de faturamento anual e com possibilidade de optar pelo Simples Nacional. Essa forma se diferencia do Empresário Individual, também compreendido como trabalho por conta própria, devido ao enquadramento segundo o volume de Faturamento, que se ultrapassar R$360.000,00 anuais passa a ser denominada de empresa de pequeno porte.

A Sociedade Limitada é aquela em que há sócios segundo os investimentos realizados por cada um. Na Sociedade por Ações a participação e responsabilidade se define pela quantidade de ações integralizadas pelos acionistas.

As Empresas Públicas são caracterizadas como estatais, de direito privado e administradas pelo setor Público. Finalmente, os consórcios e cooperativas são grupos de pessoas físicas ou jurídicas com propósitos econômicos comuns.

A natureza jurídica é uma expressão importante das atividades empresariais porque mostra onde há maior densidade e tendências empresariais do município. A predominância de empresas de natureza individual ou trabalho por conta própria. Nessa linha, há um bom número de possibilidade de atividades de diferentes níveis de especialização e dessa forma, uma opção para a constituição de empreendimentos a partir do domínio pessoal de habilidades ou de conhecimento técnico ou tecnológico.

O número de Empresas LTDAs e Sociedades Anônimas é importante porque contém maior complexidade de trabalho e possibilidades de desenvolvimento de carreiras. São essas empresas que em geral participam do comércio exterior.

Sociedades Ltda e Anônimas acabam criando maiores possibilidades de empregabilidade e desenvolvimento organizacional. A complexidade de produtos e serviços também é outra característica e favorecem as conexões com empresas individuais prestadoras de serviços.

Finalmente as Cooperativas que têm sido responsáveis por desenvolvimento de subsetores como de produção agrícola e nos últimos anos a intermediação financeira. Com custos transacionais e juros mais baixos, as cooperativas de crédito são veículos importantes ao desenvolvimento econômico.