INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC – 23 DE MARÇO DE 2021

A ECONOMIA FORMAL DE SÃO CARLOS E OS ASPECTOS SOCIAIS

O desafio da economia de São Carlos continua a depender do binômio de 12 meses atrás: o comportamento social sob risco de contágio e sobrecarga do Sistema Única de Saúde.

Tardiamente, grandes líderes empresariais se posicionaram com relação a gestão do Governo Federal e do Ministério da Saúde. Por outro lado, em diversos municípios, como em São Carlos, líderes empresariais locais participaram em discussões com a gestão urbana sob pandemia. Isto significou que empresários, Poder Público e representantes da Sociedade procuraram por soluções e elevaram as chances de aprendizado coletivo.

A questão que importa neste momento é a capacidade econômica das micro e pequenas empresas, sem mencionar a renda dos indivíduos do setor informal da economia. O setor informal pode ser reduzido e o formal aumentado quando o avanço institucional progride. O avanço institucional de maior alcance são: 1) A redefinição da política tributária; 2) A agenda de privatizações.

Com a indefinição deste quadro institucional o setor formal da economia continua “travado” e as dimensões de sua sustentabilidade ameaçadas. A informalidade não é benéfica para arrecadação de tributos, surgimento de novas empresas formais que venham garantir inclusive os orçamentos da Seguridade Social (Saúde – Educação – Previdência) e o aumento do rendimento salarial médio.

Para retomar o equilíbrio econômico minimamente, sob reformas institucionais “congeladas”, é necessário reforçar o suporte da economia baseada nas relações Saúde – Trabalho com urgência.

Como é sabido, os Planos de Saúde Privados não resistiriam financeiramente sem a rede de infraestrutura do SUS.  Basta, verificar em escala menor, como tem sido crucial o trabalho da rede de saúde local, em particular, a pública, para a economia de São Carlos e região.

Sem um novo progresso institucional, o único meio de assegurar a empregabilidade no setor formal, o aumento de empresas e de trabalhadores por conta própria com CNPJ é garantir a mobilidade urbana e o respeito incondicional aos protocolos de segurança.

A mobilidade com protocolos de segurança depende da informação e ação local organizada. O sistema produtivo sempre responde positivamente quando há previsibilidade de ações do setor público. Não por acaso a economia de São Carlos reagiu economicamente nos últimos meses e que permitiu registrar um crescimento importante do emprego formal em janeiro de 2021.

A evidência do emprego formal nos meses de fevereiro e março em São Carlos demonstrará os efeitos do aumento do risco de contágio e as dificuldades do Setor de Saúde devido à sobrecarga. Historicamente, o mercado de trabalho dependeu do desenvolvimento da rede de Saúde Pública (Hospitais, Institutos de Pesquisa, Laboratórios etc).

O exercício da política que reforça as estruturas de Saúde e Trabalho sempre promove o desenvolvimento porque assegura a previsibilidade necessária ao setor produtivo.