INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC - 22/09/2020

O ambiente econômico continua ancorado às principais medidas de Governos para assegurar a redução de casos de contágio sob a pandemia. Há diversas evidências de protocolos e medidas para ampliar o monitoramento sobre a evolução dos casos por parte de Entidades Governamentais.

A linha mais importante de defesa é o uso inteligente da informação que possibilita o planejamento, muito embora multas e punições diretas sobre os indivíduos têm sido praticadas. Na Inglaterra, por exemplo, há estudos para aplicação de multas para aqueles que, ciente do contágio, não praticam o isolamento. A multa £10,000 é uma evidência de esforço para garantir a “fluidez” do mercado de trabalho. O fechamento das atividades produtivas seria desastroso para as condições econômicas e fiscais.

A Austrália tem registrado redução dos casos, tornando o ambiente otimista, mas os resultados para Melbourne são preocupantes com a explosão dos contágios. O fechamento de atividades urbanas novamente até 28 de setembro foi necessário para reduzir o contágio e favorecer, posteriormente, uma retomada mais organizada da mobilidade.

A Coreia do Sul estabeleceu um plano nacional de combate à epidemia com rastreamento e esforço de cooperação da sociedade para que indivíduos informem possíveis contatos com situações ou pessoas infectadas. Depois do fechamento das escolas no mês de agosto, em setembro as escolas começaram a reabrir de forma escalonada. Em Singapura milhares de robôs que rastreiam por onde pessoas passaram e informaram contágios foi ainda mais intensificado.

Existe uma preocupação internacional com uma possível ampliação dessa onda de novos contágios e que tem reduzido a privacidade dos indivíduos a um nível alarmante. A leitura de comportamento e de ações de pessoas e de empresas está sendo feita com maior intensidade através da análise de dados em massa, obtidos por telefones celulares e uso de internet.

No Brasil o IBGE lançou um importante painel para colaborar com os esforços dos municípios brasileiros no controle da pandemia. A plataforma está disponível em https://covid19.ibge.gov.br/.  No link https://covid19.ibge.gov.br/paineis-sintese/ pode-se verificar os indicadores semanais e diários. A informação é da FIOCRUZ.

Para que o êxito na redução do contágio continue, especialmente, para o último trimestre do ano é imprescindível que as Instituições liderem o reforço dos protocolos sanitários. Para o comércio varejista e indivíduos no mercado de trabalho (formal e informal) a continuidade de uma normalidade redefinida requer adesão aos cuidados com a própria saúde e comportamento social congruentes.

____

Núcleo de Economia da ACISC é fruto do convênio entre a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) com o  Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara e conta com a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.