Informativo Econômico ACISC - 21 de julho de 2020

O Informativo Econômico ACISC de 14 de julho analisou o desempenho da indústria, do comércio, dos serviços no Brasil e o número de pedidos de desemprego para a segunda quinzena do mês de junho em São Carlos. O texto procurava estabelecer uma conexão entre os fatores econômicos e suas evidências regionais.

Nesta semana o IBGE divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar para o trimestre de março a maio de 2020. Os dados dessa pesquisa são mais amplos do que as pesquisas setoriais e ratificam os números de pedidos de desemprego no período analisado para o Brasil. No país foram registrados 960 mil pedidos de seguro-desemprego em maio, número que representou 28,3% acima dos pedidos ocorridos em abril. Em junho o número de pedidos de seguro desemprego caiu para 653.160 solicitações contra 508.886 de 2019. Como se observa o número de pedidos em junho corrente está acima do mesmo período de 2019, mas houve queda significativa. Para são Carlos a mesma tendência foi observada, ou seja, o número de pedidos de desemprego também caiu em junho, mas já está praticamente igual às solicitações de 2019.

O número de pedidos de seguro-desemprego tem sido analisado para identificar tendências. Pode-se dizer que para São Carlos houve um achatamento da curva, porém, a tendência dependerá de uma série de condições sobre as quais as autoridades e a população em geral demonstram dificuldades de controlar.

A política de financiamento do Governo Federal e do Banco Central pode não ter o mesmo efeito do que o auxílio emergencial, antecipação do décimo terceiro salário e os benefícios do seguro desemprego – todos somados. Isto porque o financiamento ao ser dirigido ao saneamento das finanças das empresas vai colaborar para a saúde do sistema bancário, mais do que a saúde das próprias empresas. Mas, o crédito é vital e oferece uma sustentação aos negócios. Para atingir a meta de reduzir o impacto da recessão, tal medida para ser efetiva deve ser acompanhada de mais duas ondas de auxílios emergências: uma para setembro e outra para novembro. Isso é necessário para atenuar as evidências que estão na Tabela 1.

A pesquisa do IBGE demonstra os resultados do choque sofrido pelo mercado de trabalho e os ajustamentos que as pesquisas da indústria, comércios e serviços haviam antecipado. A população fora da força de trabalho, ou seja, pessoas que não estão mais procurando emprego, apesar de se encontrarem aptas para tal cresceu em mais de 10 milhões.

Tabela 1 – Força de Trabalho e Ocupações no Brasil

Fonte:  PDET: Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.

As dificuldades para encontrar emprego faz com que um contingente interrompa suas buscas e, portanto, esse público deixar de procurar subsistência através de alguma ocupação. A capacidade de ofertar emprego pelas empresas encontra a dificuldade oriunda da perda de renda corrente por um enorme contingente populacional. A Tabela 1 aponta para redução em todas as formas de ocupações. Mas como analisar os dados antes desses acontecerem para São Carlos? Um indicativo é o número de empresas ativas, junto a JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo. Observa-se que tanto para o município quanto para o Estado de São Paulo houve crescimento do número de atividades constituídas. A seleção dos dados é feita para o número de atividades ativas até o último dia do mês considerado para o município ou Estado.

Como se observa o número de atividades produtivas cresceu entre março a junho e o mesmo aconteceu para o Estado de São Paulo. Esse aumento se justifica não pelo aumento de oportunidades de negócio, mas ao contrário, a perda de postos de trabalho e a tentativa de explorar algum nicho de mercado. Com o aumento da concorrência, há indícios de redução preços e margens de lucro.

________

O Núcleo de Economia da ACISC é fruto do convênio entre a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara e conta com a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.