INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC – 20 de julho de 2021

Por Núcleo de Economia ACISC

A DIVERSIDADE PRODUTIVA DE SÃO CARLOS

A cidade de São Carlos conta oficialmente com 32.010 empresas, segundo os dados atualizados do

Ministério da Economia para o mês de junho corrente.

Nas Tabelas de 1 e 2 apresentam-se 50% das atividades com a maior concentração de empresas na cidade. Com essa informação é possível compreender o grau de concorrência entre as atividades existentes e oferecer um indicativo de demanda por parte do consumidor que motiva a existência de empresas. O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios e os serviços de cabeleireiros, juntos, somam 9,37% das atividades na cidade. Obras de engenharia, casas de suco e similares, empresas de serviços administrativos e de promoção de vendas, juntas, atingem 2.224 unidades produtivas.

O que se observa quanto a especialização das atividades é que: quanto maior a complexidade produtiva, menor é o número de empresas nas atividades econômicas. A complexidade compreende de processo produtivo e que também pode exigir um grau elevado de especialização do trabalho.

Uma outra perspectiva sobre a organização das empresas é a estrutura de concorrência ou de mercado. Em segmentos com baixo número de empresas, as características dos ativos, a escala de produção e comercialização, o tamanho das empresas por número de funcionários e, finalmente, os serviços associados ao que produzido acabam por definir a quantidade de empresas.

São complexidades que tornam o investimento inicial elevado e a taxa de retorno do empreendimento mais distante no tempo. No contingente de 16.130 empresas listadas nas duas Tabelas, percebe-se que não há nenhuma empresa de fabricação, ou seja, de indústria.

O total de empresas que estão na atividade de fabricação de produtos somam 1.752 atividades produtivas distribuídas em 152 tipos de indústria A variedade da indústria no município favorece a diversidade ocupacional e salarial. Cria especializações e torna o ambiente econômico mais inovador.

Por fim, vale registrar que há na cidade 120 atividades de cultivo de produtos como: cana de açúcar, laranja, café, milho, soja, oleaginosas, morango, frutas, viveiros florestais e eucaliptos.