Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

INF. ECONÔMICO ACISC: Emprego com Carteira de Trabalho

O saldo do emprego formal no mês de agosto para o Brasil foi 76% maior do que o saldo do mês de julho. A recuperação do emprego com carteira ocorreu em todos os Estados brasileiros e em todos os Grandes Setores Econômicos (Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Construção Civil). O saldo de criação de trabalho formal foi de 249.338 com destaque para crescimento na Indústria no País.

No Estado de São Paulo o saldo do emprego atingiu 64.552 com destaque também para a Indústria.

Na cidade de São Carlos a recuperação do emprego com carteira foi acentuada. Na cidade, os setores produtivos expandiram o emprego em 808 novas vagas.  Da mesma maneira que o Estado de São Paulo e o país, o emprego em São Carlos cresceu em todos os setores produtivos, com destaque para a recuperação do setor de serviços.

O comportamento nas regiões listadas na Tabela 1 demonstram que o número de emprego formal no mês de agosto atingiu 98% do emprego do mês de março para o Brasil, 97% para o Estado e 98% para São Carlos. O significado dos dados da Tabela 1 é uma possível recuperação do ritmo da atividade econômica para o último trimestre do ano.

Na Tabela 2 apresenta-se os dados do estoque de emprego formal para o Brasil, Estado de São Paulo, São Carlos e a informação da variação em porcentual do emprego em agosto com relação ao mês de julho de 2020. Para as três regiões Brasil, Estado e São Carlos o crescimento do emprego formal foi verificado com a expansão do estoque total de empregados.

Em São Carlos as expansões da agropecuária, do comércio, dos serviços e indústria foram maiores do que as expansões no Estado de São Paulo e Brasil. Somente o setor de Construção Civil cresceu menos do que as demais regiões.

As atividades de produção e prestação de serviços industriais foram as que mais expandiram o emprego formal; trabalhadores de serviços em geral, vendedores do comércio em lojas e mercados foram as atividades que na sequência mais contrataram; e em terceiro lugar trabalhadores de serviços administrativos e membros superiores do setor público e dirigentes.

  Com 98% do emprego com carteira registrado no mês de março de 2020 a cidade de São Carlos assume um ritmo importante de contratação e que ainda continua a depender da importância do comércio exterior e dos auxílios emergenciais. As possibilidades de contratação de trabalho temporário nos meses de novembro e dezembro, se verificadas, irão demonstrar o aumento da propensão de consumo.

Um ritmo maior de investimentos dos setores industriais ainda continua a depender do comportamento de médio prazo da economia, que poderá indicar novas trajetórias após março de 2021.

 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!