Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Inadimplência do consumidor recua, aponta Boa Vista SCPC

Um levantamento da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), apontou que a inadimplência do consumidor caiu 8% no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Os dados ainda revelaram que, em 12 meses, a queda foi de 1,9%. Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, em março de 2019, o indicador caiu 10,9% quando comparado ao resultado do mesmo mês de 2018. 

                                

No comparativo das cinco regiões do país, Sudeste teve a terceira maior queda (-7,4%), enquanto a principal ficou na região Sul (-11,7%), e a menor ficou com o Norte (-5,4%).

                                 

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo a tomada de crédito e contribuindo para a queda do fluxo de registros. Espera-se que com a redução da desocupação, evolução da renda e maior demanda por crédito, o estoque de inadimplência mantenha um ritmo estável em 2019.

Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.


Siga nossas redes sociais e fique pro dentro de dicas de economia, dados nacionais, eventos e campanhas: @aciscsaocarlos.
 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!