Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

GUIA BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES

INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC – 13 de maio de 2022

GUIA BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES

O Programa de Disseminação Estatística do Ministério do Trabalho apresentou este ano uma inovação importante em seu site, aberto para consulta dos usuários. Trata-se do Guia Brasileiro de Ocupações.

A elaboração e disponibilização ao usuário é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência e da Organização Internacional do Trabalho. As informações são disponibilizadas por dois painéis de pesquisa. O primeiro apresenta acessos às características das ocupações e segundo apresenta as principais características e comportamentos do mercado de trabalho, em termos de rendimentos, distribuição geográfica, perfil dos empregadores etc.

A importância do painel é permitir a identificação das características individuais de carreiras, comparadas entre cidades, Estados e macrorregiões brasileiras. Alguns exemplos podem ilustrar a importância desse painel para o posicionamento dos profissionais de mercado e para entrantes.

Esse painel é importante, sobretudo, para ser explorado pelas escolas públicas e privadas do ensino médio, faculdades e universidades. A análise dos dados do painel permite uma verificação melhor com relação à cidades que melhor remuneram uma profissão, por exemplo.

Neste Informativo, selecionou-se algumas carreiras, das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, para ilustração. Essas carreiras estão relacionadas com as oportunidades de formação que são oferecidas pelas Universidades. O link para o acesso ao site é: http://pdet.mte.gov.br/guia-brasileiro-de-ocupacoes.

            A Tabela 1 tem três informações básicas, mas no Portal há possibilidades de extrair mais dados, como perfil e características do trabalhador, do empregador, da distribuição geográfica e das vagas. Os dados dependem dos registros feitos pelas empresas sobre os vínculos de trabalho assalariado.

 

TABELA 1 – Informações Ocupacionais do Brasil

 

Fonte: Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho/Guia Brasileiro de Ocupações.

Na Tabela 2, apresenta-se as informações das mesmas ocupações do que a Tabela 1 para fins de ilustração. Para os dados selecionados, há uma ocupação com maior diferença de rendimentos entre a média nacional e a cidade. Refere-se ao professor de língua portuguesa. 

 

Outras informações disponíveis no link informado acima, consistem das características e perfil dos empregados, dos empregadores, das regiões e da movimentação de vagas. Com esse acesso, para o território nacional, Estados e municípios há uma referência para a compreensão da importância da escolaridade, grau de instrução e outros aspectos do trabalho.

 

TABELA 2 – Informações Ocupacionais em São Carlos

Fonte: Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho/Guia Brasileiro de Ocupações.

 

 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!