Feriado de Corpus Christi: Comércio abre das 9h às 13h

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) assinaram um aditamento à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), autorizando de forma opcional o comércio de produtos não essenciais de São Carlos a funcionar no feriado de Corpus Christi, no dia 3 de junho, quinta-feira, das 9h às 13h.

Essa será a terceira data que o comércio de São Carlos abre em feriados em 2021, após a retomada do setor dentro da fase de transição do Plano SP de contingência à Covid-19, em 19 de abril. Assim como nos feriados anteriores, de Tiradentes no dia 21 de abril e do Dia do Trabalho em 1º. de maio, o acordo prevê o pagamento de 100% de hora extra em folha para o funcionário que irá trabalhar no dia.

Paulo Roberto Gullo, Presidente do Sincomercio São Carlos, lembrou que partir de 1º. de junho, segundo último anúncio feito pelo Governo do Estado, o setor de comércio não essencial entra em uma nova fase do Plano São Paulo, com a permissão de funcionamento das atividades até às 22h e 60% de ocupação dos estabelecimentos. “Portanto, para o trabalho no feriado de 3 de junho a capacidade de atendimento já será de 60%, sempre mantendo os cuidados sanitários para o controle do Coronavírus, evitando situações de aglomerações, disponibilizando álcool em gel 70%, exigindo o uso máscara de proteção facial corretamente por funcionário e clientes e mantendo fixado cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. Essas medidas continuam sendo essenciais”.

A abertura do comércio nos feriados tem sido solicitada pelos próprios empresários. “O Sincomercio recebeu inúmeros pedidos e negociamos com o Sincomerciários para oficializar a abertura nesses feriados, o que tem ajudado muito na movimentação e na retomada do setor. Em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) já temos definido o trabalho do comércio de São Carlos nos feriados de 9 de julho (Revolução Const. 32), de 7 de setembro (Independência do Brasil) e de 12 de outubro (Dia das Crianças)”, adiantou Paulo Gullo.

A orientação da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) é para que o comerciante respeite a limitação de 25% da capacidade total da loja; evite situações de aglomerações e oriente o distanciamento social; disponibilize álcool em gel 70%; exija o uso máscara de proteção facial corretamente e mantenha fixado cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.