Comerciantes investem em lives para impulsionar vendas

Para se reinventar na pandemia, os comerciantes estão apostando cada vez mais nas vendas online, por meio das lives, para vender produtos e serviços com comodidade e segurança para o consumidor.

As chamadas lives commerces dão ao consumidor a possibilidade de tirar suas dúvidas, ver os produtos e adquiri-los no mesmo momento, sem precisar sair de casa. Empresas de São Carlos já adotaram esse modelo, como a loja Cantigakids, que recentemente lançou o projeto de Lives.

Segundo o proprietário dirigente da Cantiga Kids, Thiago Santilli Oranges, a ideia surgiu para organizar as datas e os horários das Lives da cidade, para que não haja concorrência nos horários e dias, fazendo com que todos tenham acesso ao maior número de clientes. “Nem todos os comerciantes tem força online e com esse projeto comunicamos os clientes de maneira igual, dando a oportunidade para todos alavancarem as suas vendas”, ressaltou Thiago.

Ele explica que as lives funcionam através do aplicativo Instagram e a dinâmica de compra se dá quando o primeiro cliente comenta: “eu quero”, na peça apresentada. Dessa forma é anunciado o nome do comprador durante a transmissão para a retirada na loja.

Uma dica do empresário, é que o lojista comece a fazer a live o quanto antes, já que se tornou o novo modelo de vendas devido a pandemia. “Para manter o engajamento alto durante a live é interessante realizar sorteios pra quem está assistindo, promoções reais e produtos que atendam o momento que estamos passando”, completou.

A nova modalidade de vendas tem aumentado cerca de 50% das vendas, durante a semana pós-live, com a retirada e entrega das mercadorias vendidas, é que explica a sócia-proprietária, Amanda Bertogna. “O trabalho não acaba quando desligamos a câmera, ele começa ali, fazendo o pós-venda e organizando de uma maneira segura a retirada e entrega dos produtos. É um negócio bastante desafiador, nós empresários estamos acostumados a fazer o trabalho de backstage, e nesse momento quem representa nossa marca somos nós mesmo e temos que ir para o front apresentar e vender. Literalmente, dar a cara a tapa”, disse.

Ela conta que logo que se iniciou a pandemia a Cantiga Kids, passou a utilizar a modalidade de compra online, através do site. “Nesse momento, pensamos em algo mais dinâmico e buscamos a experiência de algumas lojas de outras cidades. A partir daí iniciamos o trabalho com as lives, que demorou cerca de 3 meses, após o primeiro lockdown até sair esse projeto e dar força na cidade”, acrescentou Amanda.

Em meio aos desafios da crise, o presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, o Zelão, reforça que o momento agora é de se reinventar e usar estratégias para que as vendas continuem. “É importante ressaltar que a pandemia exigiu uma verdadeira reinvenção por parte dos comerciantes, portanto a ACISC, vem fazendo um trabalho em conjunto com os lojistas, de orientação e informação aos consumidores, para que as vendas não parem. Esse é um momento de união e de parceria”, disse Zelão.

 

 

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