ACISC orienta empreendedores sobre o Certificado Digital

O certificado digital para empresas é um arquivo eletrônico que permite que o seu portador assine digitalmente os documentos que emitir. Ele surgiu para acompanhar as inovações tecnológicas, para facilitar a rotina de trabalho e para garantir mais segurança às transações realizadas pela internet. Por ser assim, a lei estabelece, atualmente, que todos aqueles que emitem nota fiscal são obrigados a adquirir esse certificado. Porém, em razão dos inúmeros benefícios que ele oferece, até aqueles que não são obrigados estão optando por utilizá-lo.

Mas você sabe quais são os passos para se obter um certificado digital e o que esse arquivo pode fazer pelo seu negócio? Veja abaixo!

  • O que é o Certificado Digital?

É a identidade digital de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, no ambiente virtual, ou seja, é o RG do mundo virtual. Com valor equivalente ao documento de identificação em papel, o Certificado Digital garante a autenticidade das transações eletrônicas e possui validade de um a três anos, variando de acordo com o tipo adquirido pelo empreendedor.

  • Para que serve?

São mais de duas mil aplicações. Mas pensando especificamente no empreendedor, ele pode emitir notas fiscais; formalizar negócios à distância, como o contrato com um fornecedor de outro estado, com poucos cliques; enviar a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida; entre outros. 

Vale dizer que o empreendedor que emite notas fiscais e que, portanto, tem o seu negócio formalizado tem vantagens importantes para o seu negócio, como o acesso a crédito no mercado e a possibilidade de oferecer a modalidade de pagamento em cartão de crédito.

  • Como adquirir?

O produto pode ser adquirido na Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC). O processo é bastante simples: solicitação no site da ACISCe apresentação da documentação obrigatória em nossa entidade. 

  • Quais tipos existem?

O produto pode ser encontrado em dois tipos: o A1, que pode ser armazenado em computadores ou dispositivos móveis (mobileID), e o A3, que é emitido e fica armazenado em mídias como Cartão Inteligente ou Token.  

  • Custa caro?

Não. Por menos de R$ 1 por dia é possível adquirir um Certificado Digital para pequena empresa. Além disso, existem pacotes sob medida, que contemplam, além do Certificado, o emissor de notas fiscais.  

Se interessou em obtê-lo? Entre em contato com a ACISC pelo telefone (16) 3362-1900 e garanta que seu negócio seja reconhecido e beneficiado pelos nossos serviços. E atenção: associado possui desconto, então, associe-se!

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Dúvidas?