Informativo Econômico ACISC - 23/06/2020

Mercado de Trabalho de São Carlos, Tendências nos Negócios e Inflexões

Mercado de Trabalho. O Informativo Econômico ACISC de 16 de junho tratou do mercado de trabalho de São Carlos e a comparação com o Brasil e Estado de São Paulo. Ao empregar-se as estatísticas nacionais, grosso modo, e aplicando-as para o município, estimou-se um contingente no mercado de trabalho de 119.000 mil pessoas com rendimentos.

Na dimensão do trabalho formal, aquele com carteira de trabalho, registrou-se que houve redução de 763.232 postos de trabalho no período de janeiro até abril deste ano para o país como um todo. Para o Estado de São Paulo ocorreu a redução de 160.822 postos de trabalho ou   29% das perdas do Brasil. São Carlos começou o ano de 2020 com 71.635 postos de trabalho formais de trabalho e terminou o mês de abril com 70.711.

Na Tabela 1 registra-se o movimento mais recente, ou seja, do mês de abril sobre os segmentos empresariais que admitiram e demitiram. O comércio e reparação de veículos liderou o saldo negativo devido a redução da mobilidade. Transporte de pessoas, home office, menor volume de clientes e adiamento de consertos e reparos levou ao ajustamento. O segmento de alojamento e alimentação foi o segundo mais afetado em abril, resultado do impedimento de abertura regular de atividades não essenciais. O terceiro mais afetado foi a indústria da transformação com redução de 268 postos de trabalho.

O total de redução em abril das atividades formais atingiu 1.277 postos. A redução provoca, naturalmente, o deslocamento de pessoas para atividades informais ou por conta própria, seja com ou sem CNPJ.

A recomendação aos empresários é a vigilância com o Capital de Giro. A gestão deve se concentrar, além do seu próprio mercado e de mecanismos para a manutenção de um ponto de equilíbrio sustentável, no dimensionamento do investimento em estoques para curtíssimos períodos. O dilema que acompanha esta adequação é a capacidade de fornecimento de mercadorias, o que pode obrigar às empresas a investirem em estoques mais do que o desejado. A margem de lucro deve dar lugar ao giro; e finalmente, formas de alcançar e atender o nicho de mercado devem ser ainda aprimoradas.

Tendências e Inflexões. Alguns indícios de ajustamento mais relevantes já surgem no cenário atual e a síntese abaixo pode favorecer a formação das expectativas do empresário de São Carlos.

O setor automobilístico aponta para a fusão de montadoras; parques de energia solar e produção de energia por placas fotovoltaicas devem crescer; a indústria siderúrgica já registra aumento dos estoques e possivelmente redução de preços ainda mais acentuada. Isso pode, por outro lado, beneficiar os investimentos na Construção Civil. Se for concretizada a aprovação pelo Senado Federal do marco do Saneamento, os investimentos de infraestrutura poderão movimentar a economia, com custos mais baixos e, portanto, com preços mais ajustados à realidade.

Os investimentos em saneamento atingem a rede de municípios e requerem obras de média e grande monta. O setor da construção, projetos de saneamento e esgotamento, vias drenagem e outros segmentos correlatos, se forem acompanhados fielmente às normas de sustentabilidade ambiental, contribuirão para movimentar carreiras tecnológicas com melhores salários. Logo, o mercado de bens e serviços de valor agregado pode receber impactos positivos.

Toda a rede da saúde tem sido incrementada com aumento de demanda. Serviços de informática, redes, e equipamentos pessoais para conexão também registraram expansão.

A queda do consumo de combustível impressiona. O segmento de comercialização de combustível e fluídos terá também de se ajustar.

A avaliação individual, seja das contas familiares ou dos negócios, deve se concentrar nos gastos que diminuíram e naqueles que aumentaram. Para uma travessia menos turbulenta possível é necessário o escrutínio dos dispêndios com foco naqueles que desenvolvem as condições pessoais ou dos negócios ou possibilitam um desfrute mais qualitativo.