Desligamentos e Pedidos de Seguro Desemprego

Nos últimos dois informativos ACISC procurou-se avaliar o desempenho da economia brasileira através de variáveis que representam o comportamento do mercado de trabalho. O objetivo da avaliação é acompanhar o ritmo da economia, que mudou substancialmente em 2023 com relação ao início de 2022.

No primeiro dos dois últimos informativos, analisou-se a criação e o encerramento de empresas no Brasil, Estado de São Paulo e na cidade de São Carlos.

Constatou-se que o saldo líquido de novos negócios, criação menos encerramento de empresas, diminui nos dois primeiros meses do ano de 2023 quando comparado ao primeiro bimestre de 2022.

No segundo último informativo, analisou-se o comportamento dos vínculos formais de trabalho gerados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Para esse enfoque, utilizou-se o mês de fevereiro dos anos de 2020 a 2023.

Observou-se que no Brasil, Estado de São Paulo e cidade de São Carlos, ocorreram diminuições nas taxas de expansão dos estoques de trabalhadores nessas regiões para os mês de fevereiro de 2023.

Com o menor ritmo de criação de empresas e de novos vínculos de trabalho no início de 2023 com relação aos anos anteriores, seria natural observar um aumento do número de pedidos de Seguro-Desemprego nos mesmos períodos e regiões analisadas.

Na Tabela 1, reuniu-se os dados de desligamentos ou demissões no mercado formal de trabalho do Brasil, região Sudeste e Estado de São Paulo. Observa-se que as demissões cresceram nessas regiões em janeiro de 2023 quando comparada com o mesmo mês em 2022.  Tal evidência reforça o entendimento dos dois últimos Informativos ACISC.

TABELA 1 – TOTAL DE DESLIGAMENTOS (Demissões)

FONTE: Programa de Disseminação Estatística do Trabalho (Ministério do        Trabalho).

Na Tabela 2 reuniu-se os dados dos pedidos de Seguro-Desemprego para o mesmo período e regiões da Tabela 1.  Os dados de pedido de Seguro-Desemprego comprovam a queda do ritmo de atividade econômica no mercado de trabalho. No mês de janeiro de 2023, o total de pedidos de Seguro-Desemprego cresceu 16% no Brasil, 12% na região Sudeste e 13% no Estado de São Paulo.

TABELA 2 – NÚMERO DE PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO EM REGIÕES

FONTE: Ministério do Trabalho.

Com a evolução porcentual maior do número de pedidos de Seguro-Desemprego em relação às demissões, em janeiro de 2023 contra janeiro de 2022, a participação dos pedidos de Seguro-Desemprego sobre as demissões cresceu. A divisão do número de pedidos de Seguro-Desemprego pelo total de desligamentos em cada região, na Tabela 3, demonstra a magnitude do problema econômico atual.

TABELA 3 – PART. % DOS PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO PELO TOTAL DE DESLIGAMENTOS

FONTE: Ministério do Trabalho.

As taxas de expansão dos Pedidos de Seguro-Desemprego de 8% no Brasil, 6% no Sudeste e 9% no Estado em relação aos desligamentos, de acordo com a Tabela 3, colocam os governos em situação difícil. Contudo, se os estados da região Sudeste praticarem políticas mais consistentes do que as políticas das demais regiões, o ideário desenvolvimentista da região poderá alterar substancialmente as perspectivas para a política nacional.