Custos e Índices da Construção Civil

O acompanhamento dos custos e índices da construção civil tem por objetivo colaborar com o planejamento, em particular, dos custos das construções empresariais e residenciais.

A gestão orçamentária é o mecanismo que permite assegurar a capacidade de pagamento daqueles que assumem tal despesa, através da observação da evolução dos índices e custos do segmento de construção.

O planejamento das despesas é feito com base na projeção de receitas que financiarão as obras, de valores poupados ou da combinação da receita futura com a poupança prévia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga mensalmente a evolução dos custos da construção civil através do Sistema Nacional de Índices e Custos da Construção Civil, SINAPI. O público alvo da pesquisa mensal são os estabelecimentos comerciais e industriais fornecedores de materiais de construção para projetos de edificações residenciais e obras de infraestrutura.

Na Tabela 1 apresenta-se as evoluções do custo médio em moeda corrente para o Brasil, as grandes regiões e o estado de São Paulo (coluna 2). Nas colunas 3,4 e 5 observa-se as variações para os últimos doze meses, no ano de 2022 e no mês, com relação ao mês de julho.

TABELA 1 – Custos Médios e Índices segundo Áreas Geográficas – agosto de 2022

O estado de São Paulo apresenta o maior valor corrente em Reais com relação as demais regiões, inclusive para a média do Sudeste. Durante os últimos doze meses, o custo médio da construção no estado paulista cresceu 14,30%, sendo assim, a terceira maior alta entre as regiões.

Com relação a evolução dos custos no ano de 2022, a variação no estado de São Paulo foi a segunda maior. Com relação ao mês de julho do ano corrente, São Paulo teve a segunda menor variação, quando comparada às demais regiões.

A evolução desses custos causa efeitos sobre a viabilidade econômica de projetos industriais em diferentes regiões. Projetos de investimento devem recuperar o valor investido através da venda de produtos e serviços do empreendimento em construção. Com o aumento dos custos, os preços dos bens e serviços a serem produzidos são também afetados.

Em situações de grande concorrência nos mercados, o aumento dos preços dos bens finais pode não ser viável para uma empresa. Como consequência, o payback do investimento aumenta e as condições de financiamento podem se tornar desfavoráveis.

O comportamento dos custos industriais pode consumir capital de giro de uma empresa e causar problemas de liquidez.

No caso dos investimentos residenciais, o aumento dos custos promove alterações no orçamento familiar. A forma de evitar a interrupção das obras é alterar o comportamento de consumo, utilizando mais de valores poupados ou recorrendo ao endividamento.

Em resumo, o aumento dos custos da construção civil transfere renda de empresas e de famílias para o setor da construção civil e pressiona a própria taxa de inflação. O gerenciamento orçamentário é a principal ferramanta para o equilíbrio das contas para o cumprimento dos prazos.