Contexto Empresarial das Regiões Brasileiras

O resultado entre empresas abertas e extintas ao longo do ano foi de expansão do número de empreendimentos para as regiões brasileiras. No contexto nacional, houve a criação de 1.094.683 novos empreendimentos entre janeiro e julho de 2023. A região Sudeste gerou 531.687 novos negócios e o estado de São Paulo 318.574.

O saldo positivo gerado nas regiões nos sete primeiros meses de 2023 compreendeu: 1) 4,92% do estoque total para o Brasil; 2) 4,88% para a região Sudeste; 3) 5,1% para o Estado de São Paulo. Os porcentuais de novos empreendimentos líquido das extinções de empresas são próximos, o que demonstra uma simetria do contexto mais amplo da economia produtiva.

A região Sudeste possui 50,3% das empresas do Brasil; o Estado de São Paulo conta com 57% das empresas do Sudeste. O perfil empresarial do Sudeste e estado paulista possui maior conteúdo tecnológico do que a média de empresas das demais regiões.

A cidade de São Carlos conta com 38.337 unidades empresariais com CNPJ. Ao longo dos sete primeiros meses do ano foram criadas 4.082 atividades empresariais e 2.484 foram encerradas. O saldo positivo foi, portanto, de 1.598 novos empreendimentos.

A natureza jurídica na forma de “MEI” microempreendedor individual é predominante na cidade. São ao todo 20.912 empresas com esse formato, ou 54,5% do total de empresas. Os movimentos de criação e de encerramento também foram predominantes. Ao longo dos sete primeiros meses do ano foram criadas 3.045 novos empreendimentos, o que corresponde a 75% de todas as empresas criadas.

O maior movimento na forma de MEI confere uma flexibilidade às atividades econômicas, mas também expressa dificuldades quanto a criação de empreendimentos de maior porte. Aspectos tributários, cadeias de valor e os custos de financiamentos são alguns dos fatores que afetam negativamente o ambiente de negócios. Em síntese, a capacidade empresarial da cidade continua expressar aumento da oferta agregada e da empregabilidade.