A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) divulgou nesta quarta-feira, 23, um novo Informativo Econômico, com dados atualizados sobre o movimento empresarial no Brasil, no Estado de São Paulo e na cidade de São Carlos. O levantamento realizado pelo Núcleo de Economia da ACISC revela padrões consistentes entre as naturezas jurídicas de empresas em diferentes escalas territoriais e destaca a expressiva participação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no cenário produtivo.

Atualmente, o Brasil conta com 23,6 milhões de empresas ativas, das quais 6,8 milhões estão situadas no Estado de São Paulo — representando 29% do total nacional. Entre essas, os MEIs se destacam com 54,3% de participação em nível nacional e 52,9% no estado paulista.

São Carlos mantém essa mesma tendência, com 21.528 MEIs ativos, o equivalente a 52,2% do total de 41.199 empresas registradas na cidade. “Esses dados mostram como o MEI se tornou uma alternativa viável e acessível para a formalização do pequeno empreendedor, impulsionando a economia local e contribuindo para a diversificação dos setores produtivos”, afirma Ivone Zanquim, presidente da ACISC.

O Informativo também evidencia a relevância das Sociedades por Cotas de Responsabilidade Limitada, a segunda natureza jurídica mais comum no país. São 7,7 milhões dessas sociedades no Brasil (32,8%), com 2,3 milhões no estado (33%) e 13.552 em São Carlos, também representando 32,8% do total local.

“A forma jurídica de sociedade limitada demonstra maior potencial de acumulação de capital, geração de empregos e arrecadação de tributos. Esse perfil está diretamente ligado à capacidade de crescimento econômico mais robusto”, avalia o economista Elton Casagrande, responsável técnico pelo Núcleo de Economia da ACISC.

O informativo reforça a importância de compreender a estrutura das empresas para o planejamento de políticas públicas, estratégias comerciais e iniciativas de desenvolvimento regional. A predominância dos MEIs revela um perfil empreendedor dinâmico, enquanto as sociedades limitadas contribuem para a sustentação dos indicadores econômicos mais expressivos. “A ACISC segue firme em sua missão de fornecer dados confiáveis e análises qualificadas, promovendo conhecimento para os nossos associados e para toda a comunidade de São Carlos”, completa Ivone Zanquim.

Assessoria de Imprensa – ACISC São Carlos

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!